
Se você pudesse convidar um político para almoçar em sua casa, qual escolheria? Essa foi a pergunta feita aos curitibanos pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo. O ex-presidente Lula (PT) foi o preferido na esfera federal, enquanto o governador Beto Richa (PSDB) foi o mais citado em âmbito estadual. A principal surpresa, porém, ficou por conta do resultado no contexto municipal, no qual a senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) foi a preferida para quase 25% dos moradores da capital. Para especialistas, os números são um indicativo de que a disputa pela prefeitura de Curitiba em 2012 deve ser uma das mais acirradas dos últimos tempos.
Mais votada na eleição pelas duas vagas ao Senado pelo Paraná neste ano, tendo ficado à frente inclusive do ex-governador Roberto Requião (PMDB), Gleisi seria convidada para um almoço por 24,58% dos curitibanos. Logo atrás, aparece o deputado federal Ratinho Junior (PSC), com 19,61%, seguido pelo também deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), que foi o preferido para 18,3% dos entrevistados. Atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) ficou apenas em quarto lugar, com 10,59% da preferência. Mais de 11% disseram que não convidariam nenhum político para um almoço.
Os quatro principais citados são candidatos em potencial a disputar a eleição para prefeito de Curitiba daqui a pouco menos de dois anos. Entretanto, mesmo com um capital político de 3,2 milhões de votos obtidos em 3 de outubro, Gleisi afirmou por mais de uma vez que não será candidata a prefeita da capital em nenhuma hipótese. "O povo do Paraná me elegeu senadora. Não faria sentido disputar a prefeitura", disse recentemente. A petista declarou que pode até vir a disputar outras eleições durante seu mandato de oito anos no Senado, mas que não seria o caso em 2012.
Apesar de ter afirmado após as eleições de outubro que "é cedo" para saber se será candidato em 2012, Ratinho Junior nunca escondeu que seu plano é chegar a cargos majoritários. Como trunfo, o parlamentar carrega a marca de ser o deputado federal mais votado da história no estado, com 358 mil votos neste ano. Desses, fez 98 mil só em Curitiba.
Por enquanto, porém, os candidatos praticamente certos na disputa pela prefeitura são Fruet e Ducci. O desejo dos dois, inclusive, pode provocar mudanças no quadro político local nos próximos meses. Aliado de Richa, Ducci assumiu o posto de prefeito com a renúncia do tucano para disputar a eleição para o governo e, por isso, deve contar com o apoio do governador em 2012.
Para que isso seja possível, no entanto, precisaria haver um acordo com Fruet, que, mesmo sendo do PSDB, não deve ser prestigiado por Richa nas eleições municipais. Um indicativo disso é que o parlamentar, que ficará sem mandato no final do mês, recusou um convite do governador para ser secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Soma-se a isso o fato de que, nos últimos dias, cresceram os boatos de que Fruet estaria negociando uma mudança de partido com o intuito de disputar a prefeitura de Curitiba. Entre as siglas citadas estão PDT, PMDB e PV.
Eleição acirrada
Para o professor de Ciência Política da UFPR Ricardo Costa de Oliveira ainda é cedo para traçar cenários definitivos para 2012. Apesar disso, ele destaca que a pesquisa aponta que a próxima eleição municipal em Curitiba será bastante competitiva. Segundo o professor, os números de Gleisi são um reflexo do volume intenso de campanha desenvolvido pela petista este ano sozinha, ela recebeu mais doações que os três principais concorrentes juntos. "Ela explorou a imagem de simpatia e feminilidade e, claramente, está construindo uma candidatura majoritária. Mas eu acredito mais numa disputa dela pelo governo do estado em 2014", projeta.
Oliveira ressalta ainda a força que Fruet e Ducci também terão em um eventual confronto em 2012. "Se conseguir espaço em algum partido, o Fruet virá forte. Ele é sempre bem votado em Curitiba e transmite uma imagem de muito preparo", avalia. "O Ducci terá a máquina da prefeitura e do estado a seu favor, além da imagem bem avaliada do Beto ao seu lado."
Surpresa
O professor de Ciência Política do Grupo Uninter Luiz Domingos Costa considera surpreendente a primeira posição de Gleisi no levantamento. "Ela é um nome mais recente nas disputas políticas curitibanas, mas já conseguiu bons números de empatia e desponta como forte candidata para 2012", argumenta, ressaltando, porém, que o levantamento não trata diretamente de intenções de voto. "Mas, honestamente, esperava o Fruet em primeiro. Ele é um político com ares de moderno e grande apelo entre os eleitores formadores de opinião."
Costa destaca ainda o bom desempenho de Ratinho Junior, que tem um eleitorado bem consolidado em classes mais populares. Em relação a Ducci, ele alerta para o papel preponderante que Beto Richa pode desempenhar na tentativa de reeleição do prefeito da capital. "Mas é claro que tudo pode mudar até 2012", afirma.
* * * * * * * * * * * * *
Interatividade
Quem serão os candidatos à prefeitura de Curitiba em 2012?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.




