Acariação Está marcada para hoje uma audiência do caso Cila Schulman, marqueteira que processa o governador Roberto Requião por injúria e difamação. Ele afirmou que o dinheiro pago para a empresa DM pelo DER passou pela mão dela.
Convocação O juiz Marcos Vinícius Demchuk convocou hoje o empresário Darci Fantin, ex-proprietário da DM, além do ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda e o ex-chefe do Cerimonial, Jacyr Bergmann II. Os dois foram citados por Requião na audiência anterior, em fevereiro, por terem ouvido de Fantin o que Requião reproduziu a respeito de Schulman.
Rateio O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), apresentou ontem um novo argumento para defender seu projeto sobre a Paranaprevidência. Disse que as pessoas que criaram o órgão "ratearam" os quatro cargos de diretores e só depois fizeram a lei para que as diretorias administrativa e jurídica fossem ocupadas por servidores. As duas funções, segundo ele, são menos importantes que as diretorias de previdência e financeira, que pela lei podem ser ocupadas por profissionais de fora.
Divide Romanelli diz que sua proposta permite ao secretário de Administração reservar duas diretorias para os servidores, sem especificar quais. "Dessa forma, a paridade é mantida e o governo pode fazer as indicações de acordo com suas necessidades ", argumenta. A principal dificuldade hoje, segundo ele, é encontrar um diretor jurídico especializado em Previdência. O cargo está vago há um ano.
Pontal A Justiça de Matinhos concedeu liminar ao prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes (PMDB), determinando à comissão processante que realize provas periciais antes de serem ouvidas as testemunhas no processo de cassação que o peemedebista enfrenta na Câmara Municipal. A decisão suspendeu também os atos praticados pela comissão processante, que optou pelo prosseguimento da denúncia contra o prefeito, enquanto fossem realizadas as provas periciais requeridas por Gimenes.
Protelamento Gimenes acredita que com a decisão da Justiça fica mais difícil que a comissão processante consiga cumprir o prazo de 90 dias para encerrar o processo de cassação. Segundo ele, se o processo não terminar no prazo, é necessário que o procedimento seja refeito do zero. O prefeito de Pontal é acusado de crime de decoro, por suposta tentativa de denegrir a imagem dos vereadores.
Pinga-fogo
Suplentes do PMDB e do PT ontem se reuniram em Curitiba para traçar estratégia para tentar obter as vagas na Câmara Municipal que são ocupadas por vereadores que deixaram o PMDB, que esteve coligado ao PT na última eleição municipal. Eles pleiteam três vagas, com base na recente decisão do TSE de que o mandato não é do eleito, mas do partido. A executiva do PTB do Paraná está discutindo com a direção nacional uma possível candidatura do deputado estadual Fábio Camargo à prefeitura de Curitiba em 2008. "Os pré-candidatos como Beto Richa e Gleisi Hoffmann devem contar com estruturas muito fortes em suas campanhas e eu pretendo concorrer da melhor maneira possível", afirma Camargo, que tem propostas como a criação da Secretaria do Deficiente e da Praia do Rio Iguaçu.



