Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Convocação

Acariação – Está marcada para hoje uma audiência do caso Cila Schulman, marqueteira que processa o governador Roberto Requião por injúria e difamação. Ele afirmou que o dinheiro pago para a empresa DM pelo DER passou pela mão dela.

Convocação – O juiz Marcos Vinícius Demchuk convocou hoje o empresário Darci Fantin, ex-proprietário da DM, além do ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda e o ex-chefe do Cerimonial, Jacyr Bergmann II. Os dois foram citados por Requião na audiência anterior, em fevereiro, por terem ouvido de Fantin o que Requião reproduziu a respeito de Schulman.

Rateio – O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), apresentou ontem um novo argumento para defender seu projeto sobre a Paranaprevidência. Disse que as pessoas que criaram o órgão "ratearam" os quatro cargos de diretores e só depois fizeram a lei para que as diretorias administrativa e jurídica fossem ocupadas por servidores. As duas funções, segundo ele, são menos importantes que as diretorias de previdência e financeira, que pela lei podem ser ocupadas por profissionais de fora.

Divide – Romanelli diz que sua proposta permite ao secretário de Administração reservar duas diretorias para os servidores, sem especificar quais. "Dessa forma, a paridade é mantida e o governo pode fazer as indicações de acordo com suas necessidades ", argumenta. A principal dificuldade hoje, segundo ele, é encontrar um diretor jurídico especializado em Previdência. O cargo está vago há um ano.

Pontal – A Justiça de Matinhos concedeu liminar ao prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes (PMDB), determinando à comissão processante que realize provas periciais antes de serem ouvidas as testemunhas no processo de cassação que o peemedebista enfrenta na Câmara Municipal. A decisão suspendeu também os atos praticados pela comissão processante, que optou pelo prosseguimento da denúncia contra o prefeito, enquanto fossem realizadas as provas periciais requeridas por Gimenes.

Protelamento – Gimenes acredita que com a decisão da Justiça fica mais difícil que a comissão processante consiga cumprir o prazo de 90 dias para encerrar o processo de cassação. Segundo ele, se o processo não terminar no prazo, é necessário que o procedimento seja refeito do zero. O prefeito de Pontal é acusado de crime de decoro, por suposta tentativa de denegrir a imagem dos vereadores.

Pinga-fogo

Suplentes do PMDB e do PT ontem se reuniram em Curitiba para traçar estratégia para tentar obter as vagas na Câmara Municipal que são ocupadas por vereadores que deixaram o PMDB, que esteve coligado ao PT na última eleição municipal. ••• Eles pleiteam três vagas, com base na recente decisão do TSE de que o mandato não é do eleito, mas do partido. ••• A executiva do PTB do Paraná está discutindo com a direção nacional uma possível candidatura do deputado estadual Fábio Camargo à prefeitura de Curitiba em 2008. ••• "Os pré-candidatos como Beto Richa e Gleisi Hoffmann devem contar com estruturas muito fortes em suas campanhas e eu pretendo concorrer da melhor maneira possível", afirma Camargo, que tem propostas como a criação da Secretaria do Deficiente e da Praia do Rio Iguaçu.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.