Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Luto

Corpo de Nely Almeida é velado na sede da Câmara de Curitiba

Nely Almeida estava no sexto mandato como vereadora | Divulgação
Nely Almeida estava no sexto mandato como vereadora (Foto: Divulgação)

A vereadora Nely Almeida (PSDB), que exercia o sexto mandato na Câmara Muni­cipal de Curitiba, morreu por volta do meio-dia de ontem, aos 78 anos. Segundo informações do gabinete da vereadora, Nely teria passado por uma cirurgia no intestino na última sexta-feira e faleceu em casa, mas as causas oficiais da morte não foram divulgadas a pedido da família.

O velório da vereadora começou a ser realizado na noite de ontem no recém-reformado Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara da capital. A cerimônia seguiu até as 23 horas e reabre hoje pela manhã. O enterro do corpo de Nely está programado para as 15 horas de hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, em Curitiba. Nely Almeida não disputou a reeleição no pleito deste ano.

Luto

A Câmara Municipal de Curitiba decretou luto oficial de três dias pela morte da vereadora. Por isso, as sessões plenárias de terça e quarta-feira foram canceladas e transferidas para a próxima semana.

O presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), lamentou a morte da colega em nome dos demais vereadores. "Ela tinha uma relação muito próxima com todos. Uma companheira indescritível que nos deixa e que vai deixar uma lacuna nos trabalhos da Câmara Municipal na defesa da sociedade curitibana", comentou. Outros parlamentares da Câmara e políticos do Paraná também divulgaram notas de pesar e lamentaram a morte da vereadora.

Trajetória política

Formada em Geografia e História pela UFPR, Nely Lidia Valente de Almeida ocupou a cadeira de vereadora de Curitiba pela primeira vez em 1989 e estava em seu sexto mandato. Era viúva do médico Felix do Rego Almeida e deixa três filhos.

Na Câmara, a vereadora ficou conhecida por sua atuação em defesa dos direitos dos idosos e aposentados. Entre as leis de sua iniciativa, está a que garante o transporte gratuito aos maiores de 65 anos de idade.

Suplente

Quem deve assumir a vaga deixada por Nely é Iranei da Silva Fernandes (PSDB), líder comunitário da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Ele obteve quase dois mil votos na eleição de 2008. O político aguarda apenas a confirmação do TRE-PR e da Câmara Municipal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.