Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enchentes

Corregedor deve investigar vereador citado em denúncia sobre doações

Investigação em SP irá apurar se repasse dependia de influência política. Denúncia foi feita por rádio da capital e cita nome de vereador

A Câmara Municipal de São Paulo apura a denúncia de que doações recolhidas na capital paulista para a região serrana do Rio de Janeiro dependiam de influência política para chegar às vítimas. Citado na denúncia feita pela Rádio Bandeirantes, o vereador Ushitaro Kamia (DEM) deve ser investigado pela Corregedoria da Casa. O coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, responsável pelo recebimento dessas doações, teve que se explicar aos vereadores nesta quinta-feira (5).

Mais de 300 toneladas de donativos foram arrecadas durante a campanha pelas vítimas da chuva – destas, mais de 95 toneladas foram repassadas para o Rio de Janeiro e outras 105 toneladas foram distribuídas em São Paulo. O restante, que ficou na Defesa Civil, é encaminhado para instituições que façam pedidos.

Segundo a reportagem, doações dos paulistas às vítimas das chuvas estavam sendo repassadas pela Defesa Civil a um vereador da capital paulista. Por telefone, uma funcionária da Defesa Civil cita o nome do vereador Kamia como um dos parlamentares que têm autorização para distribuir os donativos. "Eu fiquei indignado com essa denúncia porque em momento nenhum eu estive em contato com a Defesa Civil", disse o vereador.

Jair Paca de Lima também falou sobre o caso. "Se houve isso e se realmente for mostrado desta forma não é praxe da Defesa Civil. Eu nunca autorizei isso. Eu não tive nenhum contato com o vereador Kamia", afirmou.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pediu providências. "A primeira medida que eu determinei é que haja um portal das doações e um portal das transferências para que fique claro quem está enviando, como chegou, e como está indo", disse. No fim da tarde desta quinta-feira, uma outra reunião foi convocada, desta vez pelo corregedor da Câmara, Marco Aurélio Cunha. A intenção dele é a de abrir um processo de investigação para apurar se houve envolvimento do vereador.

O coordenador da Defesa Civil confirmou o repasse de doações para a Fundação Oriente-Ocidente, ligada ao vereador Kamia, na última terça-feira (3). Disse que foi uma operação normal, já que se trata de uma instituição legalizada. Cerca de 250 kg de roupas e alimentos arrecadados foram repassados para a fundação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.