Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Corrupção na Petrobras é “descomunal”, afirma Janot

Janot: MP precisa ter mais independência . | Ueslei Marcelino/Reuters
Janot: MP precisa ter mais independência . (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, saiu em defesa nesta segunda-feira (29) de sua gestão no comando do Ministério Público e sustentou que fez alterações estruturais que permitiram ao órgão atuar com “profissionalismo” e “maturidade” para investigar o esquema de corrupção da Petrobras.

Janot classificou os desvios na estatal, que envolvem políticos e as maiores empreiteiras do país, de “descomunal caso de corrupção” e afirmou que o Ministério Público precisa ter maior independência investigativa em relação à Polícia Federal.

As declarações foram dadas durante debate com os quatro candidatos ao cargo de procurador-geral da República. Janot concorre a indicação dos colegas para permanecer no comando da instituição por mais dois anos –seu mandato termina em setembro. Os procuradores elegem uma lista tríplice, que é encaminhada à Presidência da República, responsável por definir o ocupante do cargo.

“Quando nos deparamos com este enorme, descomunal caso de corrupção, a instituição não era a mesma de há dois anos. As mudanças estruturais realizadas nos permitiram enfrentar a questão com profissionalismo e maturidade”, afirmou Janot.

Ao fazer um balanço de sua gestão, o procurador-geral destacou questões administrativas, como mudanças em seu gabinete –incluindo mais procuradores em sua assessoria– e ressaltou a aprovação de projetos com criação de cargos no Congresso.

Janot afirmou que merece permanecer no cargo por não vender ilusões nem fórmulas mágicas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.