Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estatal

‘Cota’ garante filho de Pessuti na Itaipu

Filho do ex-governador Orlando Pessuti, advogado assumirá o cargo de conselheiro da binacional devido às relações entre PMDB e PT

Pessuti diz que o filho é qualificado para o cargo | Antônio More/ Gazeta do Povo
Pessuti diz que o filho é qualificado para o cargo (Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)

Um dia após ter o nome do filho indicado para o conselho de administração da Itaipu Binacional, o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB) afirmou que a vaga faz parte de uma "cota" do PMDB no governo federal, mas ressaltou que o filho possui competência para ocupar o cargo. "O que estamos fazendo é sugerir uma pessoa da mais alta responsabilidade e conhecimento dentro de um governo que nós ajudamos a eleger", disse.

O advogado Orlando Moisés Fischer Pessuti foi nomeado na segunda-feira como conselheiro da empresa. Além dele, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também foi conduzido ao cargo. Os dois devem ocupar a função até maio de 2016, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União. Conforme apurou a reportagem, o salário líquido de um conselheiro da Itaipu é de R$ 15.877,44.

Pessuti admitiu que indicou o nome do filho para a vaga que deixou no mês passado. "Quando vim a Brasília protocolar meu pedido de desincompatibilização, sugeri o nome do meu menino ao [vice-presidente] Michel Temer e ao [Aloizio] Mercadante", disse. O ex-governador ocupou a função de conselheiro de Itaipu durante um ano, mas deixou o cargo porque pretende se candidatar ao governo do estado pelo PMDB.

Pesssuti afirmou que Moisés foi aceito por se tratar do único paranaense a ocupar o conselho e por ele ser especialista em advocacia pública. "No período que passei por Itaipu, tínhamos lá engenheiros e economistas, mas não tínhamos um advogado com a formação que o Moisés tem. Há dez anos ele trabalha na área de contratos, licitações e na administração pública", afirmou.

O vereador de Curitiba Bruno Pessuti (PSC), que também é filho do ex-governador, disse que o irmão tem credenciais e experiência para assumir o posto. "Não se trata apenas de uma indicação por parte da família. Ele tem competência para exercer o cargo".

Histórico

O caso de Moisés Pessuti não é o primeiro. Em 2013, a ex-vice-governadora do Paraná Emília Belinati assumiu o cargo de diretora comercial da Sanepar no lugar do filho, Antônio Carlos Salles Belinati (PP), empossado deputado estadual. Ela não era funcionária de carreira da Sanepar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.