Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasília

CPI da Corrupção do DF convoca Durval Barbosa para depor

Ex-secretário gravou vídeo de governador do DF recebendo dinheiro. Empresas envolvidas no suposto esquema também serão chamadas

A CPI da Corrupção da Câmara Legislativa do DF decidiu nesta quinta-feira (14) convocar o ex-secretário de Relações Institucionais do governo local, Durval Barbosa, para depor. Ele gravou os vídeos que flagraram o governador José Roberto Arruda (sem partido) e vários deputados recebendo dinheiro de um suposto esquema de corrupção. A votação foi por unanimidade. Não há data ainda para o depoimento de Barbosa.

Os deputados também aprovaram por unanimidade a convocação de representantes de empresas envolvidas no suposto esquema, mas nenhuma data foi definida. Entre elas, está a construtora do vice-governador Paulo Octávio (DEM). A CPI também vai pedir ao Superior Tribunal de Justiça a cópia do inquérito sobre o caso.

Foram aprovados também os requerimentos que pedem informações a órgãos do governo do DF. O deputado Paulo Tadeu (PT) disse que vai apresentar pelo menos 459 requerimentos à comissão. Tadeu deseja que Barbosa seja "o primeiro a depor", mas essa não é a opinião de deputados governistas que fazem parte da comissão. Eliana Pedrosa (DEM) e Raimundo Ribeiro (PSDB) –este último relator da CPI- cogitam primeiro pegar os documentos do processo, analisá-los e, aí sim, ouvir Barbosa.

As reuniões das CPI acontecerão uma vez por semana, às quintas-feiras. Caso sejam "necessárias", serão convocadas reuniões extraordinárias. Depois de mais de meia hora de discussão, os deputados que compõem a comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal que vai investigar denúncias de corrupção no governo decidiram nesta também chamá-la oficialmente de CPI da Codeplan.

A Codeplan é a sigla para Companhia de Planejamento do Distrito Federal. O deputado Paulo Tadeu (PT), o único representante da oposição na comissão formada por cinco deputados –três deles, ex-secretários do governador José Roberto Arruda (sem partido) – sugeriu como nome "CPI da Corrupção." Segundo o presidente da CPI, o ex-secretário de Justiça do DF Alírio Neto (PPS), o nome Codeplan estava no requerimento inicial de criação da comissão "em caixa alta." "Seria um desrespeito "com os deputados que assinaram", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.