Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prorrogação

CPI do Apagão Aéreo da Câmara quer mais tempo

Aprovado, requerimento do PSDB quer prorrogar trabalhos por cinco dias. Caberá ao presidente da Câmara decisão final

Os integrantes da CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados querem prorrogar os trabalhos da comissão por mais cinco dias. Apresentado pelo PSDB, o requerimento que aumenta a duração da comissão foi aprovado nesta terça-feira (25). E precisa, agora, passar pelo crivo do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

A oposição quer analisar o relatório final antes de sua votação. Pelo regimento da Câmara, é preciso ter um prazo de duas sessões ordinárias entre o pedido de vista - feito pela oposição - e a votação. Como não há previsão de realizar sessões ordinárias esta semana, a CPI correria o risco de terminar sem a votação. A Câmara só deverá realizar sessões extraordinárias para analisar as emendas do projeto que prorroga a CPMF até 2011.

"O objetivo foi que tivéssemos a oportunidade de fazer uma leitura mais atenta do relatório. Entendemos ser necessário ter esses cinco dias a mais para uma avaliação mais criteriosa", disse o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que apresentou o requerimento.

"Não podemos votar o relatório de forma atropelada", complementou a deputada Luciana Genro (PSOL-RS).

Se a proposta for aprovada por Chinaglia, será a segunda prorrogação da CPI. A primeira adiou o término dos trabalhos da comissão por 30 dias, para o último dia deste mês. Com a nova prorrogação, a CPI deve ser concluída no dia 5 de outubro."A alma da nossa CPI é o relatório. Se ele não for votado depois de cinco meses de trabalho será uma grande decepção", disse o presidente da comissão, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.