• Carregando...

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta quarta-feira que o crescimento dos partidos da base aliada nas últimas eleições não pode ser um critério para ampliar a participação dessas siglas no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.

"Como todos os partidos da base aliada cresceram, quem diluiu foi a oposição, você não pode a princípio estabelecer que isso seja um critério para ampliar também a participação no governo", disse Dutra a jornalistas.

Segundo ele, acompanhar no governo a ampliação dos partidos nas urnas, "significaria ampliar os cargos de governo para atender ao conjunto de partidos". "E essa não é a intenção", afirmou.

O dirigente do PT afirmou ainda que todos os partidos da base aliada com quem conversou têm a intenção de manter as posições que ocupam atualmente no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, eventualmente, ampliá-las.

Segundo Dutra, no entanto, "os espaços são finitos".

O dirigente petista encerrou nesta quarta-feira uma rodada de reuniões com todos os partidos aliados do governo, incluindo o PP que não esteve formalmente coligado com Dilma nas eleições.

Além dos progressistas, ele conversou também com PMDB, PSB, PCdoB, PDT, PR, PTC, PRB, PSC e PTN.

Apesar de o PTB ter participado da coligação que apoiou o candidato derrotado José Serra (PSDB), Dutra disse que a bancada da legenda na Câmara e no Senado faz parte da base do governo Lula e que vai conversar nos próximos dias com lideranças dos partidos no Congresso.

Dutra fará um relatório sobre as conversas que teve com os partidos aliados e o apresentará a Dilma, provavelmente, no próximo sábado, quando a presidente eleita chegará da viagem à Coreia do Sul onde participa da reunião do G20 sobre temas econômicos globais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]