Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Críticas pesadas

Gleisi: aliança com Fruet. | Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo
Gleisi: aliança com Fruet. (Foto: Daniel Derevecki/ Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

Em reunião no fim de semana, em Curitiba, com pré-candidatos a prefeito do PT nas eleições de 2012, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (foto) cobrou do governador Beto Richa (PSDB) projetos estratégicos de longo prazo para o Paraná. Dizendo que o tucano não tem um projeto estruturante para o estado, ela afirmou que jamais foi procurada por Richa para debater o tema, ao contrário de lideranças de outros estados. O discurso foi seguido pelo ministro das Comuni­­­cações, Paulo Bernardo, que declarou que o Paraná, apesar da representatividade do estado no governo federal, recebe menos recursos da União pela falta de projetos para políticas públicas e programas de infraestrutura.

Saindo do papel

Josiane Fruet Lupion (foto) foi a escolhida pelo governador Beto Richa (PSDB) para ocupar o cargo de defensor público geral do estado. Há 28 anos como advogada de carreira do Executivo estadual, ela vinha exercendo a chefia da Defensoria Pública do Paraná, enquanto o órgão está vinculado à Secretaria da Justiça. Entre as primeiras tarefas da defensora, está organizar o concurso público para a contratação de 197 defensores públicos e 426 profissionais que farão parte da equipe administrativa e de apoio do órgão.

Número

15.304 eleitores curitibanos aproveitaram o fim de semana para fazer seu recadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral. Com isso, passou de 600 mil o número de recadastrados. O procedimento é obrigatório e o prazo para quem faz aniversário até março se esgota neste mês.

Ele não desiste

Na sua 12.ª candidatura a um cargo público, Levy Fidelix (PRTB), conhecido pela promessa de construir o aerotrem, terá o retorno do "janismo" como mote de sua campanha a prefeito de São Paulo em 2012. O "resgate do janismo" ocorrerá, de acordo com o partido, com a candidatura a vereador do neto do presidente Jânio Quadros, o economista Jânio Quadros Neto. "Fidelix pretende atrair milhares de votos dos fiéis seguidores do ícone Jânio Quadros, um estadista de São Paulo e do Brasil", diz mensagem da legenda. Presidente e fundador do nanico PRTB, Fidelix nunca exerceu um cargo público.

PSDB x PT

Após encontro realizado em Goiânia, os governadores do PSDB, incluindo Beto Richa, divulgaram uma carta em que reclamam da concentração de poderes na União e sugerem a "restauração da federação". Eles também defendem a previsão em 2012 de recursos para compensar os estados exportadores de eventuais perdas com a aplicação da Lei Kandir. Na carta, os governadores também dizem ser necessário um "foco na melhoria das ações de saúde e cobrança permanente em relação aos reduzidos repasses e valores praticados pelo SUS".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.