• Carregando...
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha tenta ganhar tempo para seguir no cargo. | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha tenta ganhar tempo para seguir no cargo.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu a impugnação das oito testemunhas de acusação no processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara. O documento, entregue nesta terça-feira (5) ao órgão está dirigido ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), que vê no direcionamento da impugnação a ele e não ao relator – deputado Marcos Rogério (DEM-RO), uma tentativa de ganhar prazo e tentar anular decisão dele sobre a questão.

Está marcado para amanhã de manhã o depoimento de uma das testemunhas com pedido de impugnação: o dono da Labogen, Leonardo Meirelles, ex-sócio do doleiro Alberto Yossef, que entregou ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal 145 extratos bancários e comprovantes de depósitos de propinas pagas no exterior para beneficiários de fraudes na Petrobras e em outras áreas públicas. Youssef disse que recorreu a Meirelles para pagar US$ 2 milhões ao lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, e que o dinheiro teria como destino final Cunha.

Cunha pretende recorrer de decisão do STF sobre impeachment de Temer nesta quarta

Leia a matéria completa

Araújo disse que irá analisar com os advogados e assessores do jurídico o que fazer em relação ao pedido de Cunha.

“Vou discutir o assunto com os advogados. O ofício devia ter sido dirigido ao relator, que é com quem está o processo nessa fase de instrução probatória, e não a mim. Ele erra de propósito. A estratégia é desviar a competência para ganhar tempo e permitir recurso à Mesa Diretora da Câmara de uma decisão minha”, critica o presidente do Conselho de Ética.

No ofício, a defesa de Cunha pede a impugnação das testemunhas alegando suspeição, reafirmando que não podem acrescentar nada à acusação que pesa contra Cunha no Conselho – de ter mentido à CPI da Petrobras sobre ter contas no exterior - e que não podem apresentar fatos novos. Segundo, a impugnação deve ser feita porque as testemunhas arroladas são “suspeitas faça a seus interesses pessoais reflexos” e também porque nada podem acrescentar “à única acusação existente” contra Cunha no Conselho de Ética: ter metido à CPI sobre ter contas no exterior. Para a defesa, as testemunhas não podem falar sobre fatos além dos previstos no relatório de admissibilidade aprovado pelo órgão para dar seguimento ao processo.

Além, de Leonardo Meirelles, a defesa de Cunha pediu a impugnação das seguintes testemunhas: Julio Camargo, ex-consultor da Toyo Setal; o doleiro Alberto Youssef, o lobista Fernando Baiano; o lobista João Augusto Henrique, Eduardo Vaz Musa, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior.

Pedido a Moro

Ontem Araújo esteve em Curitiba, no Paraná, e conversou com o juiz Sergio Moro para saber se seria possível ouvir algumas das testemunhas da acusação lá mesmo. Segundo o presidente do Conselho, como algumas estão presas lá e o lobista Fernando Baiano irá depor no dia 18 de abril, integrantes do Conselho de Ética poderiam se deslocar a Curitiba e fazer lá as audiências.

“O juiz Moro foi muito gentil. Explicamos que o aparato para deslocar as testemunhas a Brasília custa caro e que se o presidente da Câmara não liberar as passagens, ficaria mais barato ouvir lá. Os conselheiros iriam a Curitiba. Ele [Moro] disse que não teria problema”, afirmou Araújo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]