• Carregando...
 | Antonio Cruz/Agência Brasil
| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O deputado Eduardo Cunha e o então presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, eram usuários do aplicativo para comunicação por celular Wickr, que autodestrói mensagens enviadas entre usuários.

A informação consta de pelo menos uma das mensagens no aplicativo Whatsapp trocadas entre os dois e registrada em documentos de relatório de perícia produzido pela Polícia Federal a partir da análise do celular do executivo.

Em 30 de julho de 2014, Cunha escreveu a Azevedo:

“Estou na CNI. O meu Wicrk está com problemas. Ligo em torno das 13:30’. abs Não consegui falar com Mercadante”.

Em seguida os dois trocam diálogo onde tentam marcar um encontro em Brasília, para o dia seguinte.

“Tenho que te falar”, diz Cunha.

“Falo com certeza”.

“Você vai embora que hrs e pra onde?”, retruca o deputado.

“Vou para o Rio à noite”, diz o executivo.

Em seu site oficial, o Wickr é apresentado como um programa que protege textos, áudios, fotos e vídeos trocados entre usuários com mais privacidade e uso de várias camadas de criptografia. As informações trocadas são destruídas em prazo definido pelo usuário.

Para fugir de Sergio Moro, mulher de Cunha quer transferir processo para o Rio

Leia a matéria completa

Não é possível saber se a PF conseguiu ter acesso às mensagens trocadas pela dupla por meio do aplicativo.

Cunha e Azevedo também usavam um aparelho da empresa Blackberry, considerado mais seguro de interceptações do que os aparelhos comuns.

“Me convide para o BBM!”, escreveu Otávio Azevedo a Cunha em 12 de dezembro de 2012, mencionado o aplicativo de mensagens da Blackberry.

“Qual?”, pergunta Cunha quatro minutos depois.

“Pin:2BA0E028”, responde o executivo.

O relatório da PF aponta que Azevedo tinha intimidade com Cunha. Eles trocaram dezenas de mensagens entre 2011 e 2014, em que acertam mudanças “em segredo” de textos legislativos, encontros e até pagamentos em contas do PMDB e de empresa do deputado fluminense, mesmo via Whatsapp.

O jornal O Globo perguntou a Cunha que assuntos o deputado tratava pelo Wickr com o executivo, que não pudessem ser tratados pelos mecanismos de mensagem tradicional.

“O que falava por BBM, mensagem de texto ou qualquer outro aplicativo é o que falaria de público, se necessário, com qualquer pessoa”, respondeu o deputado.

Advogado do executivo da Andrade Gutierrez, Juliano Breda informa que as mensagens de Azevedo “já foram objeto de questionamentos” da PGR. Segundo ele, “sempre que necessário”, o executivo “voltará a colaborar com as investigações no interesse da Justiça”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]