Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições Municipais

Curitiba terá 650 candidatos a vereador

As coligações “Unidos por Curitiba” e “PDT, PT, PV” registraram a maior quantidade de nomes: 75 e 73, respectivamente

Os cerca de 1,1 milhão de eleitores de Curitiba poderão escolher o candidato a vereador que irá representá-los em uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal entre 650 opções. Esse é o número total de nomes apresentados pelos partidos políticos da cidade ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para as eleições municipais deste ano na capital. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (6). Nas eleições de 2008, o total de candidatos inscritos chegou a 858.

As coligações "Unidos por Curitiba" e "PDT, PT, PV" registraram a maior quantidade de candidatos: 75 e 73, respectivamente (veja ao lado). Por outro lado, três partidos indicaram menos de cinco candidatos: PPL (2), PSTU (1) e PRTB (1).

Todos os 650 nomes serão submetidos a uma avaliação feita pela Justiça Eleitoral para determinar se atendem as exigências da legislação e aos critérios da lei da Ficha Limpa. Somente após este julgamento é que as candidaturas serão consideradas aptas.

Quociente

A estimativa é que cada partido ou coligação precise de aproximadamente 26 mil votos para garantir uma cadeira na Câmara de Vereadores, de acordo com o quociente eleitoral. Isso porque o cálculo é feito com o número de votos válidos dividido pela quantidade de vagas. Em 2008, aproximadamente 90% do total de 1,2 milhão de votos foram considerados válidos (sem contar os votos brancos, nulos e abstenções). Se levado em conta o mesmo porcentual de votos válidos em relação ao total de 1,1 milhão de eleitores da capital, o quociente eleitoral neste ano, em relação as 38 vagas de vereador, é de pouco mais de 26 mil votos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.