Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Administração municipal

Curitibano pode ajudar a elaborar o orçamento

Prefeitura promove audiências públicas da LDO

A prefeitura de Curitiba começa hoje a promover consultas públicas para discutir o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai estabelecer as prioridades de investimento para 2008 em cada um das nove regionais da cidade. O objetivo das audiências públicas é permitir o acesso da população na construção das diretrizes orçamentárias. A promoção de audiência está prevista na Lei Complementar Federal 101, de maio de 2000.

As três regionais a iniciar o debate, a partir das 19 horas desta terça-feira, são Pinheirinho, CIC e Portão. Amanhã, as consultas populares acontecem nas regionais do Cajuru, do Boqueirão e do Bairro Novo. E, na quinta-feira, a prefeitura finaliza as audiências nas regionais de Santa Felicidade, Boa Vista e Matriz (veja quadro).

Segundo a assessoria da prefeitura, os participantes das audiências públicas vão receber cédulas com uma lista de áreas em que o município atua. Terão de escolher três que considerem prioritárias para investimentos da prefeitura no ano que vem. As áreas elencadas no formulário são: esporte e lazer, saúde, escola, turismo, creches, cultura, coleta de lixo, transporte coletivo, trânsito, habitação, iluminação, pavimentação e saneamento.

Além da participação nas audiências públicas, os curitibanos também poderão encaminhar até, quinta-feira, suas sugestões de prioridades de investimento pelo telefone, por meio do número 156, e pelo site www.curitiba.pr.gov.br, através do link "LDO 2008: Lei de Diretrizes Orçamentárias". Segundo a prefeitura, as sugestões e prioridades apontadas pela população vão ajudar na complementação do projeto de LDO que o Executivo vai enviar para a apreciação da Câmara Municipal em maio.

A prefeitura informou ainda que, de 16 a 20 de abril, quando começou a participação por telefone e internet, mais de duas mil pessoas deram suas contribuições. Segundo a assessoria do Executivo municipal, as áreas consideradas prioritárias, até agora, são a segurança (com 482 votos) e de pavimentação de ruas, com 408. Em terceiro lugar na lista de prioridades da população ficou a saúde (219 votos), seguida pelas áreas de transportes (183), trânsito (139) e iluminação pública (133).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.