Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2012

Curitibano vê Ducci parecido com Beto, mas prefere Fruet

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra tucano com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos à prefeitura

Confira os resultados da pesquisa |
Confira os resultados da pesquisa (Foto: )

O curitibano vê a administração de Luciano Ducci (PSB) como uma continuidade do trabalho feito por Beto Richa (PSDB) na prefeitura, mas, se fosse para escolher um novo governante hoje, a maioria votaria em outros candidatos. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo, há uma fragmentação na intenção de voto e nenhum nome aparece como franco favorito para 2012. Nos cinco cenários pesquisados, o ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é o que mais se destaca, com vantagem sobre todos os demais pré-candidatos.

O PSDB ainda não definiu se vai bancar a candidatura própria ou compor uma chapa encabeçada por Ducci. De acordo com cientistas políticos ouvidos pela Gazeta, só a pesquisa não é suficiente para uma definição partidária, mas ela pode motivar Fruet a deixar o ninho tucano – apesar de perder a disputa pelo Senado, ele obteve 646,8 mil votos na capital paranaense, o equivalente a 35% do total.

"O partido já tem essas informações, já sabe do potencial de seus candidatos. O Fruet é um candidato excepcional e qualquer partido gostaria de tê-lo na disputa. Apenas o PSDB parece que não", observa o cientista político Emerson Cervi, da UFPR. Segundo ele, Ducci aparece no grupo intermediário porque ainda não teve chance de vincular as ações da prefeitura à sua imagem.

O levantamento do Paraná Pes­­quisas mostra que, para 65% dos eleitores, a administração do atual prefeito está igual à de Richa. Outros 9% acham que a gestão é melhor, e 22% dizem que é pior. "Para o eleitor, está claro que a administração de Ducci é de continuidade", acrescenta Cervi.

Para Ricardo Oliveira, também cientista político da UFPR, essa impressão é reforçada pelo fato de que muitos secretários do governo estadual fizeram parte da gestão de Ducci. "Além disso, o filho de Richa é secretário municipal. É uma ligação forte. A candidatura de Fruet acaba aparecendo como se fosse uma candidatura de oposição."

Mas Ducci tem espaço para crescer. No começo de 2008, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que havia herdado o cargo de José Serra (PSDB), também aparecia em desvantagem nas pesquisas. Mas ele foi vitorioso no segundo turno. "O desafio de Ducci é vincular o bom desempenho da prefeitura à sua imagem. Nas propagandas, o prefeito não vai poder aparecer, a não ser no período eleitoral. Fruet, por outro lado, foi quase vitorioso na corrida pelo Senado e esteve bastante exposto na mídia", avalia Luciana Veiga, se­­cretária-adjunta da Associação Brasileira de Ciência Política.

Com essas duas candidaturas fortes, os números podem motivar um racha no PSDB, avalia Luciana. "Se o Gustavo Fruet tem o anseio de se candidatar, os números, no estágio atual, alimentam esse anseio de cisão."

Rejeição

Entre os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, Greca aparece com o maior índice de rejeição. É o que mostra pesquisa feita pelo Ibope e divulgada ontem pela Rádio CBN. O levantamento, feito entre os dias 16 e 19 de abril, questionou 812 pessoas sobre as candidaturas de Fruet, Ducci, Dr. Rosinha e Greca. O peemedebista teve 42% de rejeição. Outros 36% não votariam em Dr. Rosinha e 19% não escolheriam Ducci de jeito nenhum. O índice de rejeição de Fruet, segundo o Ibope, foi de 13%.

No cenário eleitoral pesquisado pelo Ibope, Fruet tem a preferência de 34% dos eleitores, seguido de Ducci (23%), Greca (7%) e Dr. Ro­­­sinha (6%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.