Pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) está na frente na corrida presidencial e cresceu em todos os cenários em relação ao último levantamento feito pelo instituto, em 11 de outubro. A presidente só não venceria no primeiro turno nas simulações em que a exsenadora Marina Silva (PSDB) aparece como uma de suas adversárias. As intenções de voto em Dilma oscilam entre 41% e 47%, segundo o Datafolha. O instituto traçou ainda cenários considerando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT, e ele também ficou à frente dos adversários em todas as simulações realizadas.
O Datafolha ouviu 4.557 pessoas em 194 cidades, nos dias 28 e 29 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
No cenário de disputa entre Dilma e Aécio Neves (PSDB), a presidente tem 47% das intenções de voto contra 19% do pré-candidato tucano. Eduardo Campos (PSB) aparece em terceiro, com 11%. Na pesquisa feita em outubro, Dilma ficava com 42%; Aécio, com 21%; e Campos, com 15%.
Para o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), a prisão dos mensaleiros não afetou a popularidade de Dilma. "A presidente cresceu e os outros candidatos caíram. Acho que a população está sabendo diferenciar, separar uma coisa da outra", disse Raupp.
Na simulação em que a presidente disputa com Aécio e Marina, Dilma fica com 42%, Marina com 26% e Aécio, 15%. Tanto Aécio quanto Marina tiveram queda nas intenções de voto em relação à pesquisa anterior neste cenário. Em outubro, Dilma, tinha 39%, Marina 29% e Aécio 17%.
Quando os adversários de Dilma são Serra e Eduardo Campos, a presidente fica com 45% dos votos, Serra tem 22% e Campos, 11%. Brancos e nulos somaram 15% e o índice de pessoas que não sabem em quem vão votar foi de 7%, os mesmos da pesquisa anterior. Tanto Serra quanto Campos também recuaram em relação ao levantamento passado. Eles tinham respectivamente 25% e 15%.
Em outra simulação feita pelo Datafolha, em que a presidente disputaria as eleições com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB), Dilma não venceria no primeiro turno. A petista ficaria com 41% contra 43% dos outros dois adversários somados: Marina (24%) e José Serra (19%).
Na simulação com o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ele aparece em segundo lugar, com 15%. Dilma venceria em 1.º turno, com 44%. Aécio Neves teria 14% dos votos enquanto Eduardo Campos ficou com 9%.



