A Associação Comercial e Industrial de Paranaguá (Aciap) pode entrar em rota de colisão com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Na quarta-feira, a Aciap emitiu uma nota, reclamando da "concorrência injusta e desleal, das grandes federações estaduais, não bastasse toda a riqueza que possuem e arrecadam". Isso porque a Fiep passou a emitir certificados de origem em Paranaguá toda exportação, obrigatoriamente, precisa de um documento desse tipo. A Aciap alega que era credenciada para tal atividade e que a receita obtida pela emissão, além de manter suas atividades, era revertida em prol da comunidade parnanguara. Agora, o dinheiro é remetido à sede da Fiep, em Curitiba. Segundo a Aciap, tudo isso ocorreu por desavenças políticas: os exportadores não teriam concordado com o nome indicado pela associação para a composição do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá.
Explicação
A Fiep informa que foi procurada por um grupo de exportadores e que por isso está prestando o serviço em Paranaguá, assim como faz em várias cidades paranaenses. Os exportadores queriam um serviço mais ágil e por isso teriam trocado a entidade que fornece o certificado de origem.
No Planalto
O paranaense Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR (entidade que reúne notários e registradores de todo o país), vai participar amanhã de um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será na assinatura do decreto que padronizará as certidões de nascimento em todo o Brasil. O documento terá um modelo único. O objetivo da padronização é evitar equívocos e falsificações. O lançamento contará com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.
Consolo
Os parentes de deputados e senadores que usaram e abusaram de dinheiro público para comprarem passagens ao exterior tem ao menos um consolo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o preço das passagens internacionais. Com isso, pode haver uma redução imediata de até 20% no preço de um bilhete para os Estados Unidos, por exemplo.
Mil léguas
Convidado pela Marinha, o senador Flávio Arns visitou na sexta-feira a base Almirante Castro e Silva, localizada na Ilha de Mocanguê, em Niterói, no Rio de Janeiro. Arns participou do ritual de batismo de imersão, realizando percurso na Baía de Guanabara a bordo do submarino Timbira S-32.
"Made in Brazil"
O equipamento no qual Arns navegou é de fabricação brasileira. Ele, que é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, foi verificar in loco como a Marinha está aplicando os recursos destinados a ela. O Brasil tem hoje cinco submarinos.
Consórcios
O deputado federal Assis do Couto (PT-PR) está se empenhando em divulgar as vantagens dos consórcios municipais. Ele tem se reunido com vários prefeitos do interior do estado, muitas vezes acompanhado de colegas da Câmara. A vantagem dos consórcios que podem ser de saúde, de lixo, de transporte é permitir que pequenos municípios juntem forças para atender a objetivos de interesse comum, diz Couto.
Reciclado
Todos os órgãos dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário deverão utilizar 100% de papel reciclável em seus documentos a partir de julho. A medida está prevista em lei de autoria de Luiz Malucelli Neto, superintendente do Lactec Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. Ele propôs o projeto em 2007, quando ocupou uma cadeira de deputado estadual.
Novos dirigentes
O desembargador federal Vilson Darós foi eleito pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para presidir a corte no biênio 2009-2011. Para os cargos de vice-presidente e corregedor-geral foram escolhidos, respectivamente, os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro e Luiz Carlos de Castro Lugon. A posse da nova gestão deve ocorrer no próximo dia 22 de junho.
Novelinha
A radionovela "Não escuta que eu grampo" vai explicar por meio de uma história inusitada a desconfiança de um marido traído porque a interceptação telefônica sem autorização da Justiça é ilegal. O programa será veiculado pela Rádio Justiça, transmitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para ouvi-lo, basta acessar o site www.radiojustica.gov.br.
Sem-projetos
De acordo com levantamento do site Transparência Brasil, sete dos deputados federais que mais faltam às sessões da Casa também têm outro "defeito": não apresentaram proposta nenhuma na atual legislatura, que teve início em 2007. Segundo o site, há 46 deputados federais que faltaram a pelo menos 25% das sessões no período. Outro estudo revelou que não há registro de autoria de proposta legislativa para 55 parlamentares. Cruzando os dados, chega-se ao número sete dos quais nenhum é paranaense.
Pinga-fogo
"Assustadoras, um absurdo para dizer o mínimo e que chega a ser quase um ato criminoso." De José Dirceu, antigo homem forte de Lula, a respeito das inserções que o PPS está fazendo em rede nacional sobre a possibilidade de o governo federal mexer na poupança do brasileiro, "assim como Collor". Dirceu diz que o governo não vai prejudicar nenhum poupador.



