
Em meio aos dias de tumulto que vive, a Câmara de Curitiba vota um projeto que trará polêmica nesta terça-feira. O vereador Jair Cézar (PSDB, foto) apresentou proposta que obriga hospitais, shoppings, supermercados e escolas, entre outros, a fornecer estacionamento gratuito aos frequentadores por pelo menos uma hora. Segundo o vereador, "não é justo" que instituições que, por lei, têm de contar com estacionamento, cobrem de seus usuários. A proposta é de que só seja cobrada a primeira hora de quem for ao local para fazer algo que não tenha a ver com a instituição. Mas alguém que for visitar um doente no hospital ou fazer compras no shopping só poderia ser cobrado depois disso. A proposta será votada na terça-feira.
Debandada tucana...
O governador Beto Richa (PSDB, foto) vai levar dois dos deputados tucanos mais próximos em sua nova viagem ao exterior, nesta semana. Richa voa para a Europa na quarta-feira tendo ao lado Valdir Rossoni e Ademar Traiano. Vão participar de eventos comerciais em cinco países. Outro tucano local que migrou temporariamente para a Europa foi o líder do prefeito Luciano Ducci (PSB) na Câmara de Curitiba, João do Suco. O vereador passa a semana na Espanha. Quem assume a liderança por enquanto é Serginho do Posto (PSDB).
Aliás...
Outra proposta de lei que deve criar polêmica nesta semana é de autoria do deputado estadual Plauto Miró (DEM). Ele quer que as lotéricas atendam os clientes em no máximo 20 minutos. Caso contrário, a casa receberia multa. O sindicato dos empresários do ramo está chiando e quer evitar a aprovação na Assembleia.
Código Florestal
O projeto do Código Florestal vai dar mais um passo nos próximos dias. O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Luiz Henrique (PMDB-SC), pretende apresentar seu parecer até o dia 24. A ideia é votar a proposta na comissão até dia 31.
PSD 1
O PTB de São Paulo anunciou que ingressará hoje com impugnações em 14 cartórios eleitorais de municípios paulistas contra dirigentes do PSD. O partido quer apurar se houve falsidade ideológica eleitoral. "As atas das reuniões apresentam mesma estrutura e redação, contendo até manifestações idênticas dos líderes municipais", disse o advogado do PTB, Sylvio Pavan. O partido também acionou o Ministério Público Eleitoral na última sexta-feira.
PSD 2
Enquanto isso, a presidente Dilma Rousseff dá sinais públicos de seu agrado com a criação do novo partido. Ela recebe na manhã de quinta-feira as lideranças estaduais da legenda. A sigla, criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, enfrenta dificuldades para cumprir os requisitos e obter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para tirar o PSD do papel, é necessário o apoio de 490,3 mil eleitores, de pelo menos nove estados.
Para pensar...
"O PT é o responsável por essa nova classe média, que já tem emprego e agora quer melhores condições de vida, saneamento, transportes."
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula




