Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ICMS

Decreto anula ato do governo que isentou cosméticos

Os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PMDB), Jocelito Canto (PTB) e Douglas Fabrício (PPS) pediram vistas, na Co­­missão de Constituição e Justiça (CCJ), do projeto de decreto legislativo que anula a decisão do governo que dava isenção de ICMS para produtos de higiene pessoal e cosméticos. A proposta, de autoria do deputado Reni Pereira (PSB), considera que a decisão do governador Orlando Pessuti (PMDB) só poderia ter sido feita por lei e não por decreto.

Em vigor desde o último dia 6 de junho, o decreto do Executivo reduz a base de cálculo nas saídas internas desses produtos. Para Reni, porém, o decreto não faz menção ao convênio que estaria autorizando a concessão do benefício nem indica a estimativa de recursos que serão perdidos e de onde sairá o dinheiro para cobrir a perda. O relator da matéria, Fernando Scana­­vacca (PDT), já deu parecer favorável ao projeto do parlamentar do PSB, por entender que a concessão foi proposta sem a prévia apreciação do Legislativo.

Para Romanelli, no entanto, o decreto do Executivo se fazia necessário diante da perda de mercado que esses produtos vinham tendo recentemente diante da guerra fiscal entre os estados. (ELG)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.