• Carregando...
Vice-presidente Michel temer teria sido citado por Delcídio Amaral em depoimento À PF. | Romério Cunha/ VPR
Vice-presidente Michel temer teria sido citado por Delcídio Amaral em depoimento À PF.| Foto: Romério Cunha/ VPR

Em depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (26), o senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o vice-presidente Michel Temer tem “relação próxima” com Jorge Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras que é acusado de receber propina e teria chegado ao cargo com apoio do PMDB de Minas Gerais. As informações são da Globonews, que teve acesso ao depoimento.

Ainda de acordo com a TV, Delcídio foi questionado sobre que relações seriam estas, mas ele não respondeu.

O senador foi preso na Operação Lava Jato por suspeita de tentar atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras. Em gravação feita por Bernardo, filho do ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, Delcídio e o advogado Edson Ribeiro que foi preso nesta sexta (27) ao voltar dos Estados Unidos – discutiram uma forma de retirar Cerveró da prisão por meio de influência política no Supremo Tribunal Federal (STF) e, depois, retirá-lo do país pelo Paraguai.

Delcídio diz que recebeu filho de Cerveró ‘por questão humanitária’

Leia a matéria completa

Nessa conversa, o líder do governo no Senado avaliou a situação de integrantes da cúpula do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras, chegando a citar o vice-presidente. Segundo a gravação, Delcídio afirma que “Michel está muito preocupado com o Zelada”.

De acordo com investigadores, houve o pagamento de propina de US$ 31 milhões na contratação de um navio-sonda pela Petrobras em 2008, sendo que parte foi paga a Zelada e ao ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa e outra parcela foi destinada ao PMDB.

Banqueiro preso admite encontros com Delcídio Amaral

Leia a matéria completa

Na conversa gravada, Delcídio diz que poderia acionar Temer para tentar conversar com o ministro do STF Gilmar Mendes para discutir a liberdade do ex-diretor. Nesta quinta, o vice-presidente da República negou o teor das citações envolvendo seu nome feitas pelo senador e disse, segundo sua assessoria, que “não está preocupado com possível delação de Jorge Zelada”.

A assessoria do vice também afirmou que ele “não foi procurado pelo senador Delcídio do Amaral para tratar de qualquer assunto da Lava Jato no STF” e que “jamais fez pedido ao ministro Gilmar Mendes sobre a investigação no Supremo”.

Na gravação, Delcídio afirma o vice falou com o ministro do Supremo sobre o caso de Zelada. “O Michel conversou com o Gilmar também” sobre a situação do ex-diretor, disse o senador, “porque o Michel tá muito preocupado com o Zelada”.

STF

Segundo informou a Globonews, Delcídio disse em seu depoimento à PF que não esteve com ministros do STF para tratar de Cerveró. Afirmou, ainda, que o filho do ex-diretor da Petrobras pediu que ele falasse com ministros da Corte sobre um possível habeas corpus em benefício de seu pai, e que só usou de palavras de conforto com ele -informação que o advogado do senador já havia relatado.

Na conversa gravada, Delcídio afirma que havia se encontrado com os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes para falar sobre Cerveró.

O senador, ainda de acordo com a Globonews, disse também que não tem medo de delação premiada -Cerveró fechou acordo com a Procuradoria-Geral da República.

Em nota como presidente do PMDB, Temer nega proximidade com Zelada

A assessoria do vice-presidente da República, Michel Temer (SP), divulgou nesta sexta-feira (27) nota na qual ele, como presidente nacional do PMDB, nega qualquer proximidade com o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada e “repudia veementemente as declarações do senador Delcídio Amaral” sobre uma suposta relação entre ambos.

No texto, Temer informa que Zelada foi levado à presidência do PMDB e apresentado a ele em 2007, mas nega que tenha indicado seu nome para o cargo. “O presidente do PMDB não o indicou nem trabalhou pela sua manutenção no cargo.”

Nas gravações feitas pelo filho de Cerveró, Bernardo Cerveró, e que serviram de base para o pedido de prisão do senador pelo Supremo Tribunal Federal, Delcídio disse que o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) estaria preocupado com uma delação de Zelada. No depoimento, o senador afirma ter dito isso na reunião por ter informações de que Temer tinha relações próximas com Zelada. Questionado pela Polícia Federal sobre como seriam essas relações, o senador teria preferido não responder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]