O programa Sem Rodeios desta quinta-feira (16) abordou as novas tensões entre Brasil e Estados Unidos. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, responsabiliza o presidente Lula pelo tarifaço de 25% sobre a maior parte das importações brasileiras. Rubio afirmou que Lula colocou o próprio "ego" acima dos interesses dos brasileiros ao não buscar um acordo com Washington e acusou o governo de negociar sem boa-fé.
Governo anuncia retaliação aos EUA
O governo Lula anunciou que irá reagir ao novo tarifaço de 25% imposto pelos Estados Unidos, classificando a medida como um "marco lastimável" nas relações entre os dois países. O Planalto informou que acionará a Lei de Reciprocidade para adotar medidas em resposta às tarifas e atribuiu parte da crise à atuação da família Bolsonaro, acusada de incentivar sanções e medidas contra o Brasil no exterior.
CCJ aprova PEC que torna imprescritível crimes sexuais contra crianças
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna imprescritíveis os crimes sexuais cometidos contra crianças menores de 12 anos. Atualmente, crimes como estupro de vulnerável podem prescrever após determinado prazo, mas a proposta elimina esse limite de tempo para responsabilização dos autores.
Presidente do PT reforça apoio a Jaques Wagner
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, reforçou publicamente o apoio ao senador Jaques Wagner (PT-BA), investigado pela Polícia Federal no âmbito do caso Banco Master. Durante um evento do partido em Salvador, Edinho elogiou a trajetória do senador, afirmou confiar em sua integridade e classificou Wagner como uma das principais lideranças petistas.
O Sem Rodeios vai ao ar às 13h30, ao vivo, pelo canal do YouTube da Gazeta do Povo.



