Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lava jato

Delcídio ameaça delatar negociação de Aécio na CPI do mensalão, diz jornal

Tucano nega ter tratado do assunto com senador do PT

Aécio, na época, era governador de Minas. E mantinha boas relações com Lula. | Beto Barata/Agência Senado
Aécio, na época, era governador de Minas. E mantinha boas relações com Lula. (Foto: Beto Barata/Agência Senado)

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) estaria disposto relatar aos investigadores da Operação Lava Jato, em seu acordo de delação premiada, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria feito negociações em 2006 envolvendo a CPI dos Correios, que investigou o mensalão – o esquema de compra de apoio no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Delcídio negocia um acordo de delação premiada após ter sido preso e acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato.

A Folha de S.Paulo não deu mais detalhes de que tipo de revelações Delcídio, que foi presidente da CPI, estaria disposto a fazer. A informação, porém, confirma reportagem do jornal O Globo, publicada na quarta-feira (9), de que a citação ao tucano estaria relacionada a uma CPI – a publicação não informou qual seria.

À jornalista Mônica Bergamo, a assessoria de Aécio emitiu nota negando que o tucano tenha tratado de assuntos relacionados à CPI com Delcídio, inclusive porque ele nem exercia mandato no Congresso na ocasião. Aécio era governador de Minas Gerais na época. Mas, apesar de ser de um partido de oposição a Lula, o tucano manteve relações próximas com o Planalto durante boa parte da gestão do petista na Presidência.

Na quarta-feira, nas redes sociais, Aécio havia divulgado um vídeo no qual rebate a citação de seu nome na delação de Delcídio. Ele lembrou de outros processos contra ele que foram arquivados durante a Operação Lava Jato, e aproveitou para criticar o PT e os partidos da base aliada ao governo. “Nós estamos assistindo hoje, mais uma vez, a tentativa de associar a oposição, e, claro, sempre meu nome, à Operação Lava Jato. Outras tentativas, vocês lembram, já ocorreram e foram arquivadas, porque foram desmascaradas, porque eram falsas. Este escândalo tem DNA, e é do PT e de seus aliados.” Aécio também manifestou apoio à Lava Jato, e afirmou que o depoimento de Delcídio o incentiva a intensificar sua postura de oposição ao governo Dilma.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.