Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Irregularidades

Delegacia do Trabalho embarga obra em trecho do Metrô de São Paulo

Auditores do Ministério do Trabalho encontraram irregularidades nas obras. Consórcio terá que apresentar série de documentos na próxima segunda-feira

A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de São Paulo embargou na manhã desta terça-feira (30) as obras da Linha 4 (Amarela) do Metrô no trecho entre o Largo da Batata a futura Estação Butantã. O desabamento do canteiro de obras da futura Estação Pinheiros, incluído nesse trecho, provocou a morte de sete pessoas no dia 12. Porém a assessoria do Consórcio Via Amarela afirma que o embargo "parcial" se limita à Estação Pinheiros.

A decisão foi anunciada durante uma reunião entre o delegado regional do Trabalho, Márcio Chaves Pires, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada, Rosevaldo José de Oliveira, representantes do Consórcio Via Amarela e do Sindicato dos Metroviários.

De acordo com a assessoria da DRT, instância máxima do Ministério do Trabalho no estado, um grupo de auditores fiscais do ministério fiscalizaram as obras antes do desabamento e realizaram mais 13 fiscalizações após o acidente. Com base nessas visitas, eles optaram pelo embargo "visando a segurança e a saúde dos trabalhadores", ainda segundo a assessoria.

Os auditores apontaram várias irregularidades relacionadas a questões trabalhistas na área e entregaram um termo de notificação na manhã desta terça aos representantes do Consórcio Via Amarela. O termo se refere a 19 itens trabalhistas e a 14 itens técnicos.

Entre as solicitações do Ministério do Trabalho estão: a reformulação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), a entrega das atas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a divulgação dos atestados de saúde dos funcionários acidentados.

O material solicitado deve ser apresentado pelo consórcio aos técnicos da DRT no dia 5 de fevereiro, próxima segunda-feira. No entendimento do Ministério do Trabalho, as obras no trecho só poderão ser retomadas depois que as solicitações forem atendidas.

Até lá, são permitidas no trecho apenas obras de contenção, estabilização e reforço das estruturas de concreto e de metal. Ainda de acordo com a DRT, as fiscalizações na área irão continuar depois que os documentos forem entregues.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.