• Carregando...

O presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), saiu da convenção nacional do PSDB, realizada neste sábado (12), em Salvador, convencido de que será do partido a vaga do candidato a vice na chapa do ex-governador paulista José Serra. "Estamos certos disso, vamos esperar a convenção para indicar", afirmou, argumentando que, como o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB) não aceitou ocupar o lugar, a indicação do vice por parte do DEM reforçará a aliança com os tucanos.

O PSDB, no entanto, ainda cogita nomes tucanos para compor a chapa. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defende duas saídas: ou um nome do Nordeste ou uma mulher para para a vaga. No meio tucano, são cogitados os nomes do senador Tasso Jereissati (CE), do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE) e da senadora Marisa Serrano (MS). Integrantes do Democratas como a ex-governadora Valéria Pires Franco e o senador Agripino Maia (RN) também são cotados.

Na convenção, Serra fez críticas ao governo Lula e ao PT. Sem citar nomes, Serra fez críticas aos "neo-corruptos", disse que não tem "esquemas, patotas, esquadrões de militantes pagos com dinheiro público". O tucano defendeu a liberdade de imprensa, a democracia e fez menção a escândalos ocorridos na gestão Lula. "Acredito no Congresso Nacional como a principal arena do debate político, da negociação responsável sobre novas leis e não como arena de mensalões, de compra de votos", disse.

Marcada para as 9h da manhã, a convenção só teve início pouco antes das 12h, quando Serra chegou. Ele foi recebido com os repentes do forrozeiro Luizinho Irauçaba. Em seguida, o tucano sentou-se na arquibancada montada no palco ao lado da mulher, Mônica Serra, de Paulo Souto (DEM), candidato ao governo baiano, e de Aécio.

O hino nacional foi cantado pelo Coral do Bonfim. O primeiro ato da convenção foi a exibição de um vídeo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que está em viagem ao exterior. Na mensagem, FHC disse ressaltou as qualidades de Serra e disse que o tucano, além de competente, "sempre esteve ao lado dos mais pobres". "Temos tudo pra ganhar", afirmou, citando qualidades do ex-governador paulista. O ex-presidente afirmou ainda que os candidatos aos governos nos estados, à Câmara e ao Senado podem "levar o Brasil por um caminho ainda melhor".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]