Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Depois das eleições...

Dilma Rousseff, presidente | Luis Macedo
Dilma Rousseff, presidente (Foto: Luis Macedo)
Eduardo Cunha, líder do PMDB |

1 de 1

Eduardo Cunha, líder do PMDB

Duas semanas depois do resultado das eleições em que a presidente Dilma Rousseff (PT, foto) foi reeleita, alguns dados negativos sobre o governo federal foram divulgados, bem como medidas antipopulares. Um deles é que pela primeira vez em dez anos o número de miseráveis no Brasil voltou a subir – passando de 3,6% para 4%. O desmatamento da Amazônia também disparou entre agosto e setembro – foram 1.626 quilômetros quadrados de florestas desmatadas, um crescimento de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Outra medida impopular tomada apenas após o pleito foi o aumento de 3% no preço da gasolina, anunciado na última quinta-feira pela Petrobras. "Aumento de combustíveis não se anuncia, pratica-se", disse a presidente da estatal, Graça Foster.

Agenda

Hoje

A sessão na Câmara de Curitiba será a última para que os vereadores apresentem emendas a dois projetos de lei que alteram o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Conforme a mensagem do prefeito Gustavo Fruet (PDT), as alterações são necessárias para que haja compatibilidade entre os instrumentos orçamentários e o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2015.

Na Assembleia Legislativa, os deputados votam o projeto de lei que institui o transporte intermunicipal gratuito aos idosos. De acordo com a proposição do deputado Teruo Kato (PMDB), duas vagas devem ser reservadas para idosos que comprovarem renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Amanhã

A CPI mista da Petrobras se reúne para ouvir o gerente de contratos da estatal, Edmar Diniz de Figueiredo. A comissão também define se convoca ou não o presidente licenciado da Transpetro Sérgio Machado e o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. Os dois foram citados pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa em depoimento à Justiça.

Encontro do Judiciário 1

Representantes dos 91 tribunais do país se reúnem para o 8.º Encontro Nacional do Poder Judiciário a partir de hoje, em Florianópolis (SC). O evento servirá para discutir métodos para agilizar a Justiça e evitar o excesso de judicialização de conflitos.

Encontro do Judiciário 2

A discussão acontece em momento em que o Judiciário se encontra abarrotado: atualmente, há cerca de 95 milhões de processos em trâmite na Justiça brasileira, segundo o Conselho Nacional de Justiça. No evento, também serão entregues os dados do Censo do Judiciário – pesquisa realizada com servidores e magistrados.

Às atividades

Depois de uma pausa após as eleições, a Justiça Eleitoral retoma hoje o atendimento ao eleitor. A partir desta semana, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) voltam a emitir novos títulos de eleitor, realizar transferência e segunda via do título. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Colaboraram: Amanda Audi e Laura Beal Bordin.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.