Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos Humanos

Deputada pede que Abin explique monitoramento de Dilma no governo Sarney

Documentos abertos mostram que presidente foi monitorada mesmo após o fim da Ditadura Militar

Integrante da Comissão de Direitos Humanos, a deputada Érika Kokay (PT-DF) apresentou nesta terça-feira (3) à Mesa Diretora da Câmara um requerimento com pedido de informações à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o monitoramento da presidente Dilma Rousseff pelo governo de José Sarney (1985-90), atual presidente do Senado.

A Folha de S.Paulo revelou no mês passado que documentos abertos mostram que Dilma foi monitorada não apenas durante a ditadura militar (1964-85), quando foi presa e torturada, mas também durante todo o governo Sarney.

No pedido, a deputada quer esclarecer que autoridade determinou o monitoramento da presidente Dilma por centenas de outras lideranças políticas, sindicais, artísticas, estudantis e muitas outras com militância em outros segmentos já durante os governos dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor de Mello.

Há ainda pedido de explicações sobre o destino dos relatórios elaborados e se há processos em curso na Abin para apurar esse monitoramento. É praxe na Câmara que a Mesa Diretora encaminhe esse tipo de requerimento ao órgão, que terá um prazo de 30 dias para apresentar seus esclarecimentos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.