• Carregando...

Envolvido no esquema de corrupção que ficou conhecido como máfia das sanguessugas, o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), renunciou nesta terça-feira (16) ao cargo que havia recém conquistado na segunda (15) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Alegando acúmulo de trabalho, o petebista abre espaço para o líder do partido, Jovair Arantes (GO), um dos mais próximos aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), indicar outro nome para a vaga. A cadeira deve ser ocupada por outro deputado afinado com o peemedebista, que engrosse, no Conselho, o coro favorável a ele.

Cunha nega manobra no Conselho de Ética para se favorecer

Leia a matéria completa

Enquanto não há outra indicação, contudo, um dos suplentes do bloco pode votar no lugar dele.

Capixaba foi indicado após Jovair pedir a Arnaldo Faria de Sá (SP) que deixasse o cargo.

Arnaldo Faria de Sá chegou a disputar a presidência do Conselho de Ética no ano passado apoiado por Cunha, mas depois se afastou do peemedebista e votou favorável à continuidade do seu processo no colegiado.

O presidente da Câmara é alvo de um pedido de cassação que tramita desde outubro do ano passado, devido ao envolvimento do seu nome no escândalo do petrolão. Ele e aliados, contudo, têm conseguido travar a tramitação do caso, que hoje continua próxima da estaca zero.

A votação que deu continuidade ao processo de Cunha –placar de 11 a 9 – foi anulada por um recurso aceito pela Mesa Diretora da Casa e terá que ser refeita. Por isso a substituição do PTB é importante. Com mais um aliado no colegiado, o peemedebista espera inverter o placar a seu favor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]