• Carregando...

Auto-intitulado porta-voz dos cerca de 2.200 controladores de vôo militares (sargentos), o deputado Alberto Fraga (PMDB-DF), que é membro da comissão externa criada pela Câmara para discutir com o governo saídas para a crise no setor aereo, fez um relato desanimador do encontro desta quinta-feira com o ministro da Defesa, Waldir Pires. Ele disse que a comissão não ficou satisfeita com a afirmação de que o problema técnico já estaria resolvido. Fraga afirmou que Pires nada conhece dos problemas técnicos e de pessoal, e está sendo enganado com a omissão de informações pela Aeronáutica.

Segundo Fraga, a única solução possível para acabar com a crise é o governo viabilizar uma gratificação para os sargentos controladores, para que o salário de R$ 1.500 seja equiparado aos R$ 2.800,00 dos controladores civis. Como o governo não pode dar aumento para toda a carreira militar e nem apenas para os sargentos, a solução é a gratificação, mas Waldir Pires não quis ouvir essa reivindicação.

- Eu senti o ministro, coitado, perdido. Ele não detém as informações técnicas do setor, então a Aeronáutica omite informações. Ele só fala sobre os dados que lhe repassam. Eu narrei a ele que essa pane nos rádios não aconteceu a primeira vez essa semana, mas já aconteceu outras vezes e os controladores têm que se comunicar com outros controladores por celular. O ministro ouviu muito, mas quase nada fala, apenas que a crise está resolvida, e não está - disse Fraga.

Segundo Fraga, sem uma gratificação para os controladores, os problemas continuarão.

- Essa crise não é um problema só de equipamentos, é também de aspirações, mas ninguém quer ouvi-los, só querem sufocá-los, como se prendendo, na linha dura, fossem resolver o problema. Prendem e fazem a operação-padrão, poque não podem fazer greve. Ou se cria a gratificação, como existe para os sargentos que servem na Presidência, ou vão continuar brincando de enganar a sociedade, dizendo que o problema é técnico.

Fraga disse que terá um reunião nos proximos dias com os controladores militares para receber sua pauta de reivindicações.

INTERATIVIDADE

A crise aérea que atinge os principais aeroportos brasileiros fez você mudar de planos nas férias?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]