Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Troca de farpas

Deputado diz ter sido discriminado por Maia

Prado, em discurso no plenário nesta quinta disse que Maia tem de explicar se está usando a pauta de votações da Câmara em benefício próprio

O deputado Mendonça Prado (DEM-SE) disse nesta quinta-feira (28) ter sido vítima de discriminação por parte do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), por ser nordestino. Maia chamou Prado de "desqualificado" durante bate-boca no final da sessão desta quarta, quando o plenário analisava o projeto que reduz de 42 para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A ofensa poderá acabar na corregedoria da Casa.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM) anunciou, nesta quinta, que entrará com uma representação contra Maia por falta de decoro, caso o presidente não se desculpe publicamente, até quarta-feira, pela agressão ao deputado.

Prado, em discurso no plenário nesta quinta disse que Maia tem de explicar se está usando a pauta de votações da Câmara em benefício próprio. "Ele precisa dizer à sociedade se está usando a presidência da Casa para submeter a votos matérias que são do interesse do povo e do Estado brasileiro ou se ele está submetendo a votos matérias que interessam a ele pessoalmente para emplacar os seus apadrinhados no governo federal e no Banco do Brasil", afirmou. "Isso precisa ser investigado! Marco Maia, me respeite. Respeite o povo sergipano e procure o seu lugar", discursou.

"Talvez porque este parlamentar aqui seja um nordestino e ele, galego dos olhos azuis, possa [cometer] um ato discriminatório e preconceituoso. Esse ato de ontem foi discriminatório contra um deputado do menor estado do Brasil, mas que tem talvez mais caráter e mais dignidade do que o presidente", disse.

Na sessão de quarta-feira, Prado afirmou que Maia agiu para prejudicar e enganar os enfermeiros, irritando o presidente. "Eu não vou permitir que V.Exa. faça esse discurso, porque V.Exa. é um desqualificado, um deputado que não representa os interesses da sociedade dentro desta Casa e não tem o direito de fazer esse tipo de acusação", respondeu Maia.

"V.Exa. não me procurou, um minuto sequer, para propor e para defender aqui os interesses dos enfermeiros deste país. V.Exa. está fazendo aqui proselitismo, porque o seu partido e V.Exa. nunca tiveram uma atitude desse nível para com os enfermeiros", completou.

Logo depois da sessão, o DEM recolheu cópias de requerimentos nos quais o partido pedia a inclusão do projeto na pauta do plenário, dois deles de Mendonça Prado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.