Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conselheiro de Contas

Deputado e técnico disputam vaga no TC na segunda-feira

O parlamentar Durval Amaral e o auditor Claudio Canha foram sabatinados ontem por comissão especial na Assembleia Legislativa

Durval Amaral foi eleito conselheiro do TCE por unanimidade | Antônio More/ Gazeta do Povo
Durval Amaral foi eleito conselheiro do TCE por unanimidade (Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)

A eleição para o cargo de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC) será realizada na próxima segunda-feira em sessão plenária especial na Assembleia Legislativa do Paraná e terá como candidatos o deputado licenciado e chefe da Casa Civil, Durval Amaral (DEM), e o auditor do TC Claudio Augusto Canha. A confirmação dos nomes ocorreu após o pedido de impugnação da candidatura de Amaral, feita por Canha, ter sido negada.

A data da eleição foi definida depois da sabatina com os dois postulantes ao cargo, ocorrida na manhã de ontem, na comissão especial da Assembleia criada para conduzir o processo. A vaga do TC foi aberta com a aposentadoria compulsória de Heinz Herwig.

Canha justificou o pedido de impugnação com o argumento de que o deputado licenciado não teria atuado o tempo necessário na área de Direito para concorrer ao cargo – que é de, pelo menos, dez anos. O pedido de impugnação foi negado pela comissão por meio do seu relator, deputado Caíto Quintana (PMDB), a partir do entendimento de que Amaral demonstrou ter um histórico profissional apto para assumir o cargo.

Durante a sabatina, o deputado licenciado argumentou que, além de experiência em administração pública como vereador, vice-prefeito, deputado e secretário de Estado, é professor concursado na área de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), apesar de não ter chegado a lecionar.

A sabatina dos candidatos ocorreu a portas fechadas, conforme previsto no regimento interno da Casa. O presidente da comissão, deputado Elio Rusch (DEM), elogiou os dois postulantes ao cargo e, apesar de a vaga depender de votação interna e secreta, garantiu que não deve haver uma tendência política na eleição. "São candidaturas notórias. Claudio [Canha] possui experiência e carreira conceituada como auditor no próprio TC e o Durval tem ampla atuação como legislador e secretário", disse.

Além de Rusch e Quintana, compõem a comissão os deputados Ney Leprevost (PSD), Cesar Silvestri Filho (PPS) e Enio Verri (PT), que, na reunião de ontem, foi substituído por seu suplente, Elton Welter (PT).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.