Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembléia

Deputados destacam papel da RPC em prol do Paraná

Os deputados Valdir Rossoni (PSDB), Élio Rush (PFL), José Scarpellini (PSB), Durval Amaral (PFL), Luís Carlos Martins (PDT) e Mário Sérgio Bradock (PMDB) apresentaram ontem, durante a sessão da Assembléia Legisltiva, manifestações de apoio ao trabalho da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) em favor do desenvolvimento do Paraná e de sua gente. Rossoni destacou em especial a campanha pelos royalties da energia gerada por Itaipu, que hoje garantem mais de R$ 300 milhões ao estado como forma de compensação pela geração e exploração da energia produzida pela hidrelétrica.

Rush comentou sobre outra contribuição recente da RPC: a iniciativa do Fórum "Futuro 10 Paraná", que através de encontros nos centros regionais mais representativos do estado levanta propostas da sociedade civil para a formulação de um plano de desenvolvimento para o Paraná dos próximos anos.

As manifestações dos parlamentares em apoio à RPC foram conseqüência de atitude do governador Roberto Requião de lançar um suposto "troféu" – com corpo de rato e rosto do ex-deputado Severino Cavalcanti – a ser "entregue" aos órgãos de comunicação que, na visão do governo, estivessem deturpando as ações da administração estadual.

O "prêmio" seria uma resposta de Requião às reportagens veiculadas pela RPC sobre os casos de intoxicação alimentar de 60 crianças no Projeto Fera, da Secretaria de Educação, no começo do mês, e sobre a falta de UTIs nos hospitais de Ponta Grossa, também neste mês.

Rossoni propôs uma moção de apoio à RPC, com o aval da bancada de oposição. Pelo menos 14 deputados assinaram a manifestação, entre oposição e governo. Porém a moção não foi votada porque o deputado Antônio Anibelli (PMDB) pediu para adiar a votação.

Para Valdir Rossoni, o governador chegou ao limite ao tentar constranger a imprensa publicamente, tudo porque são apresentadas matérias que não são favoráveis ao governo.

"Agredir a imprensa do Paraná, é agredir a sociedade paranaense, agredir a livre manifestação que deve ter todo e qualquer jornalista do nosso estado", disse o deputado Durval Amaral (PFL).

O deputado Luís Carlos Martins também criticou a postura de Requião: "Ele tem o direito de discordar da Gazeta do Povo e do Canal 12. Todos nós temos. O que o governador não pode é fazer este tipo de brincadeira de mau gosto", disse.

O deputado Mário Sérgio Bradock (PMDB), disse que como paranaense se sentia envergonhado. "A imprensa tem de ser livre. A RPC sempre foi respeitosa, responsável e eu não concordo com a atitude do governador. Portanto, em meu nome peço desculpas", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.