Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembléia

Deputados extinguiram as leis autorizativas

Os projetos autorizativos foram extintos na Assembléia Legislativa do Paraná há pouco mais de um ano, por meio de uma mudança do regimento interno. A sugestão de mudança foi da Comissão de Constituição e Justiça, por um entendimento de que autorizar não é legislar.

De acordo com o presidente da CCJ, deputado Durval Amaral (DEM), uma lei não pode ser autorizativa. "A lei permite, proíbe, ou obriga. Existe essas três vertentes na norma jurídica", diz Amaral.

Desde a mudança, os projetos que têm a intenção de autorizar o governo do estado a fazer algo são considerados "indicações legislativas", um instrumento parlamentar simples, que da CCJ vai direto para a Mesa Direta da Assembléia, passando por apenas uma votação e seguindo direto para a mesa do governador. (DN)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.