Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Explicações

Derosso diz que vai provar que não houve irregularidades

Vereador manda hoje documentos para tribunal. Empresa de sua esposa não disputará nova licitação, avisa tucano

Derosso: investigação no MP e no TC. | Wenderson Araújo/ Gazeta do Povo
Derosso: investigação no MP e no TC. (Foto: Wenderson Araújo/ Gazeta do Povo)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), deve encaminhar hoje ao Tribunal de Contas do Estado (TC) as explicações sobre o contrato firmado pela Câmara Municipal com as duas agências de publicidade.

"Encaminhei aos setores jurídico e de licitações da Câmara para prestar as informações. Vamos mostrar item por item ao TC que não há qualquer irregularidade sobre os contratos. É im­­portante ter esta fiscalização", disse Derosso.

À Gazeta do Povo, Derosso explicou que, quando a licitação foi feita, em 2006, não tinha qualquer relacionamento com a jornalista Cláudia Queiroz Guedes – mulher dele e dona da empresa Oficina de Notícia Ltda.

Ele confirmou que é dele a sala comercial onde atualmente funciona a agência da mulher. "Quando a Cláudia veio falar sobre a licitação, falou que precisava de um escritório. Como o meu é aqui perto e estava vago eu ofereci e foi locado. Mas na época não havia nada pessoal. O relacionamento começou no final de 2007", justifica.

Sobre o processo licitatório, Derosso afirmou que todos os passos respeitaram a Lei de Licitações. "Fizemos o que manda a lei, publicamos no jornal e no site da Câmara e do Tribunal de Contas do Estado", explicou, dizendo que não vê qualquer desconforto no fato de a agência da mulher ter contrato com a Câ­­­mara.

O presidente do Legislativo municipal afirmou que o departamento jurídico da Câmara está preparando um novo edital de concorrência para contratação de duas agências de publicidade – já que o anterior terminou em maio deste ano. Mas, desta vez, adianta Derosso, a empresa da Cláudia não vai participar. "Agora vejo desconforto, porque agora estou vivendo com ela e daí muda o perfil da relação", disse o tucano.

Os valores dos próximos contratos, diz Derosso, devem ser menores. "Esses contratos eram uma média de R$ 6 milhões por ano, agora deve cair para R$ 5 milhões", afirma.

Procurada pela reportagem, Cláudia Queiroz disse apenas que quando a empresa foi contratada ela não mantinha qualquer relacionamento com o presidente João Cláudio Derosso. Nelson Gonçalves dos Santos, sogro de Derosso e sócio na agência Oficina da Notícia, também foi procurado, mas preferiu não comentar o assunto.

O dono da Visão Publicidade, o empresário Adalberto Gelbecke Jr, afirmou que prestava os serviços publicitários de comunicação para a Câmara e que tem os comprovantes e recibos de todo o trabalho feito. Disse ainda que não deve disputar uma nova licitação da Câmara porque atualmente não tem estrutura para atender o Legislativo municipal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.