• Carregando...

O desaparecimento do vôo 1907 é o primeiro incidente grave envolvendo um avião da Gol, companhia aérea fundada em janeiro 2001 e que hoje já detêm 32% do mercado aéreo nacional. Outras companhias brasileiras, porém, já viveram o drama de perder aviões em desastres de grandes proporções.

Em 1989, um Boeing 737 da Varig - semelhante ao avião desaparecido da Gol - fez um pouso de emergência na selva, nas imediações do município de São José do Xingu, no Mato Grosso. O local é próximo da área em que o vôo 1907 perdeu contato com a torre do aeroporto de Manaus na tarde desta sexta-feira.

No acidente de 1989, o avião da Varig fez uma aterrisagem forçada depois que um erro de navegação o levou a voar às cegas sobre a selva amazônica. Sem combustível, o comandante do vôo, Cezar Augusto Garcez, foi obrigado a descer no meio da floresta. Dez passageiros morreram na tragédia.

Veja, abaixo, os principais acidentes aéreos com aviões de grande porte na história recente da aviação nacional:31 de outubro de 1996: Logo depois de decolar do Aeroporto de Congonhas em direção ao Rio, o Fokker 100 que fazia o vôo 402 da TAM perdeu potência e caiu sobre a cidade, matando todos os seus 99 ocupantes e 3 pessoas em terra.

21 de março de 1989: O Boeing 707 de carga da TransBrasil preparava-se para pousar no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, quando um erro de cálculo do piloto impede a aproximação à pista e derruba o avião sobre uma favela nas proximidades do aeroporto. O acidente deixou 25 mortos, entre tripulantes e moradores.9 de julho de 1997: Após uma explosão à bordo - até hoje em circustâncias pouco esclarecidas - o Fokker 100 da TAM que seguia da cidade paulista de Suzano até a capital paulista sofreu uma forte despressurização que abriu um buraco na fuzelagem, ejetando um dos passageiros.30 de agosto de 2002: O Fokker 100 da TAM que voava de São Paulo para Campo Grande (MS) sofreu uma súbita perda de combustível e foi obrigado a fazer um pouso forçado numa fazenda em Araçatuba, no interior paulista. O acidente não provocou mortes entre os 28 ocupantes, mas o avião ficou inteiramente destruído.11 de julho de 1973: Naquele que é considerado até hoje o maior acidente aéreo da aviação brasileira, 123 dos 134 passageiros e tripulantes à bordo do Boeig 707 da Varig que ia do Rio de Janeiro para Paris morreram depois que o avião sofreu um incêndio a bordo e caiu menos de um minuto antes de chegar à cabeceira da pista do Aeroporto de Orly, nas imediações da capital francesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]