• Carregando...
 | UESLEI MARCELINO/REUTERS
| Foto: UESLEI MARCELINO/REUTERS

A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto, publicado na sexta-feira (4) no “Diário Oficial da União”, que delega ao ministro da Defesa a competência para edição de atos relativos a pessoal militar, tirando o poder que é hoje dos comandantes militares.

Entre as atribuições agora do ministro da Defesa estão a transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, demissões a pedido, promoção aos postos oficiais superiores, designação e dispensa de militares para missão de caráter eventual ou transitória no exterior, entre outras.

O decreto estava parado na Casa Civil e causou surpresa ter sido assinado por Dilma sem aviso prévio. Nem o ministro da Defesa, Jaques Wagner, nem oficiais das Forças Armadas pareciam estar informados da decisão da presidente.

De acordo com a Casa Civil, porém, quem solicitou o envio do decreto à presidente foi a Secretaria-geral do Ministério da Defesa.

Ainda segundo o decreto, que entra em vigor 14 dias após sua publicação, as competências poderão ser subdelegadas pelo ministro aos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A decisão de Dilma ocorre em um momento de instabilidade política e econômica no país e cria um atrito com o setor militar que, até agora, não estava envolvido diretamente na crise que acomete o Palácio do Planalto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]