Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições 2010

Dilma está sendo moldada como figura de silicone, diz senador tucano

Tasso Jereissatti comanda ataques da oposição no plenário do Senado. Petistas defendem Dilma e senadora fala em discriminação contra mulher

O senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) partiu para o ataque nesta terça-feira (9) contra a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em solidariedade ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador comandou uma série de discursos em plenário defendendo as últimas declarações do ex-presidente de que Dilma não é líder e de que o PSDB não tem medo de comparação. Outros dez senadores tucanos e do DEM usaram a palavra.

A declaração mais forte de Tasso foi relativa à capacidade de liderança da ministra pré-candidata à presidência da República. "A ministra Dilma é uma figura de silicone, ou seja, é uma figura que está sendo moldada à imagem e semelhança do presidente Lula. Ela própria não tem estrutura política para se apresentar frente à nação brasileira para defender qualquer programa que seja de governo". Tasso afirmou ainda que a ministra mente e maquia números de resultados do governo Lula.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o PT deseja realizar a comparação de Lula com a de FHC porque Dilma não teria condições de discutir de igual para igual com o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato tucano. "Toda essa discussão, governo FHC, governo Lula, isso é coisa de marqueteiro. O marqueteiro lá disse que não dá para comparar a ministra Dilma com o candidato José Serra".

As declarações dos integrantes da oposição provocaram reações de aliados de Lula e Dilma. A senadora Serys Shlessarenko (PT-MT) atribuiu os ataques a discriminação contra mulheres. "Com relação à nossa ministra Dilma, eu gostaria de dizer que às vezes chego a ficar pensando que existe até discriminação. Por mais que se diga que não há discriminação contra a mulher na família e no trabalho, na política há sim. Eu diria que a nossa ministra Dilma, ela tem luz própria sim e uma luz com muito brilho".

O senador João Pedro (PT-AM) também rebateu os ataques da oposição. Ele afirmou que o importante é discutir diferenças entre projetos. "Acho que não ajuda dizer que (Dilma) é uma liderança de silicone. Acho que não ajuda. Nós precisamos, e aí quero colocar no debate a responsabilidade que tem o PSDB e que tem o PT e os partidos aliados, é discutir projetos de Brasil".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.