
A presidente Dilma Rousseff encontrou-se ontem, em Lisboa, com as principais autoridades portuguesas: o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o presidente Aníbal Cavaco Silva. Na pauta das reuniões o principal assunto tratado foi a privatização de três estatais de Portugal que interessam a empresários brasileiros: a companhia aérea TAP, os correios portugueses (CTT) e o estaleiro naval de Viana do Castelo.
Portugal é um dos países mais afetados pela crise europeia e, sem dinheiro, o governo deve se desfazer de suas principais estatais. O governo brasileiro, por meio do BNDES, abrirá linhas de crédito para grupos brasileiros interessados em comprar as empresas portuguesas.
O ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Portugal Mário Soares, que também se reuniu com a presidente Dilma, criticou o programa de privatizações que o atual governo vai realizar. Mas, ainda que seja contrário à venda, Soares, que é socialista, saudou a possibilidade de o Brasil participar do processo de privatizações português.
Dilma retornaria ainda ontem ao Brasil.



