
A presidente Dilma Rousseff (PT) promoveu ontem a primeira mulher a ocupar um cargo na cúpula das Forças Armadas.
Dalva Mendes, da Marinha, foi promovida a contra-almirante (duas estrelas), primeiro cargo na força entre os oficiais-generais.
Dalva era capitã de mar e guerra. Com a promoção, estarão acima dela na Marinha apenas os ocupantes do cargo de vice-almirante e almirante de esquadra, atual topo da força o posto de almirante só existe em tempos de guerra.
Dalva Mendes faz parte do grupo de oficiais, das três forças, que foi promovido ontem. O posto correlato ao de Dalva no Exército é o general de brigada e na Aeronáutica é o brigadeiro. Dalva ingressou em 1981. Atualmente, 33% dos oficiais e 6,8% dos praças da Marinha são mulheres. Formada em Medicina, atualmente ela ocupa o cargo de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, no Rio.
A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, a partir de 1980, restrita ao já extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tendo perfil de carreira próprio e acesso limitado a determinados cargos e ao serviço em terra. Entre 1995 e 1996, foi estendido o acesso das oficiais aos corpos de saúde e de engenheiros navais. Em 1997, a participação das mulheres foi novamente estendida e hoje elas podem também participar de áreas como o corpo de intendentes e auxiliar da armada.



