• Carregando...
Dilma e Lula: saudades da faixa. | AFP
Dilma e Lula: saudades da faixa.| Foto: AFP

A nova presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu às 16h49 deste sábado (1º) a faixa de presidente da República, no Palácio do Planalto. Emocionada, ela abraçou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem recebeu a faixa. Terminado o ato, ela iniciou o pronunciamento ao povo brasileiro.

Dilma iniciou, às 16h56, o discurso se dirigindo ao público brasileiro como ?queridas e queridos?. ?Estou feliz como raras vezes estive na minha vida?, diz. Ela também agradeceu a oportunidade histórica de ser a primeira mulher a governar o Brasil.

Na sequência, ela adotou discurso semelhante ao proferido, minutos antes, no Congresso. Destacou o papel do presidente Lula para o Brasil, prestou uma homenagem ao vice-presidente José Alencar e ressaltou os objetivos do governo. O discurso terminou às 17h06.

Trajeto

Às 16h10, a banda Dragões da Independência se posicionou ao lado da rampa do Palácio do Planalto para aguardar a chegada da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer para a segunda parte da cerimônia. Os dois se encontraram com o presidente do Senado, José Sarney, no gabinete do senador. Enquanto isso, as autoridades nacionais e estrangeiras que estavam no Congresso foram para o Palácio do Planalto.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio por volta das 16h para aguardar a chegada da nova presidente e vice-presidente, ao lado da esposa Marisa Letícia. A cada aparição do ex-presidente na janela, as cerca de 30 mil pessoas presentes em frente ao Palácio do Planalto vibravam aos gritos de ?olê, olê, olá, Lula, Lula?. Mesmo com uma grande concentração de pessoas, o movimento era tranquilo, apesar do detector de metais pelo qual todos os presentes foram obrigados a passar.

A presidente empossada deixou o Congresso Nacional caminhando ao lado do vice-presidente Michel Temer e de dezenas de autoridades políticas às 16h27. Ela ouviu o Hino Nacional e passou a ser a comandante suprema do Exército e das Forças Armadas ao passar a guarda residencial e tropa da guarda municipal em revista. Ao receber a continência das Forças Armadas, Dilma beijou a bandeira do Brasil.

Às 16h36, ela deixou o Congresso Nacional no Rolls-Royce presidencial já sem a capota, que foi colocada na primeira parte do desfile quando chovia em Brasília. Ao lado da filha Paula Rousseff, ela acenou para os populares que tomaram o caminho entre o Congresso e o Palácio do Planalto.

O desfile até a rampa do Palácio do Planalto terminou às 16h44. Ao lado do vice, Michel Temer, ela subiu a rampa às 16h45 onde se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a esposa, Marisa Letícia. Lula quebrou o protocolo e deu as mãos para Dilma e Temer e ergueu para saudar os presentes.

Os quatro seguiram até o Parlatório do Palácio ? que teve uma cobertura improvisada por conta da chuva que caiu sobre Brasília durante a manhã e início da tarde. Emocionado Lula passou a faixa presidencial para a presidente Dilma Rousseff, também emocionada, às 16h49. Após um abraço caloroso, eles acompanhar a execução do Hino Nacional. Terminado o hino, Dilma iniciou o discurso.

Confira fotos da cerimônia de posse da presidente Dilma Roussef:

Confira um trecho do discurso e a preparação para o desfile em vídeos feitos por André Gonçalves:

Trecho Discurso

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]