Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CCJ

Dirceu ganha tempo mais uma vez

Para evitar possível anulação do processo, CCJ adia em uma semana votação no plenário da Câmara dos Deputados do parecer que recomenda cassação do mandato do petista

A votação em plenário do parecer do Conselho de Ética favorável a cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP), prevista para quarta-feira, foi novamente adiada e deverá acontecer só na próxima quarta. A decisão da Comissão de Constituição e Justiça de acatar o parecer do deputado Sérgio Miranda (PDT-MG) - que entendeu que o processo contra Dirceu não poderia ter sido remetido à Mesa Diretora da Câmara antes de julgamento de recurso do petista na CCJ - acabou criando novos prazos regimentais.

O relator do processo contra Dirceu, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), chegou a colher assinaturas para tentar quebrar o prazo regimental de duas sessões e garantir que a votação acontecesse ainda nesta quarta-feira, mas a demora na votação da CCJ não permitiu esse artifício. Antes mesmo do final da votação do parecer de Miranda (às 13h56m), Delgado já havia jogado a toalha:

- Não deu. Foi muita falação.

O Conselho de Ética teria que enviar à Mesa Diretora o processo contra Dirceu - incluindo a decisão da CCJ - antes das 14h, para que fosse lido na abertura da sessão desta terça-feira. Dessa forma, Delgado poderia apresentar o requerimento de quebra do prazo de duas sessões em plenário e tentar aprová-lo.

- Passou a hora regimental. O regimento é claro quando diz que a leitura é feita antes de se dar a palavra ao primeiro orador do dia. Muitas vezes isso não é observado, mas quando se está questionando tudo, é preciso tomar todos os cuidados - explicou o secretário-geral da Mesa, Mozart Viana.

Se o documento do Conselho de Ética for lido na quarta-feira, serão necessárias duas sessões ordinárias para que ele possa ser colocado na próxima quarta-feira em votação no plenário. E as sessões terão que ter pelo menos 51 deputados na abertura para que sejam consideradas válidas.

INTERATIVIDADE

Você acha que o ex-ministro José Dirceu deve ser cassado? Participe da enquete

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.