• Carregando...

O diretor de Inteligência da Polícia Federal, Daniel Lorenz, afirmou em depoimento à CPI dos Grampos nesta quarta-feira (15) que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz mentiu aos seus colegas sobre a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação Satiagraha.

O G1 tentou falar com Protógenes Queiroz na tarde desta quarta-feira, mas não conseguiu contato em três números diferentes.

"Para a própria equipe que trabalhava com ele, o doutor Protógenes Queiroz apresentava os servidores da Abin como sendo técnicos da Receita Federal. Nos deixa chocado a forma desleal com que ele se portou em relação ao Departamento de Polícia Federal", afirmou Lorenz.

Ele afirma que ficou sabendo da participação da Abin na Satiagraha ao encontrar um servidor da agência, Márcio Seltz, dentro do "Máscara Negra", edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília. Ao saber, em março, que Seltz estava trabalhando com Protógenes Queiroz, Lorenz teria chamado o delegado da PF a sua sala e ordenado que cessasse a cooperação.

"Chamei o doutor Queiroz e ele me disse que o Seltz faria apenas uma análise da mídia. Eu prontamente disse a ele que não ia permitir aquele tipo de comportamento e que qualquer ajuda que a Abin viesse a dar teria que ser pelos canais formais", relatou.

Segredo de Justiça

Lorenz afirma que avisou a Protógenes que a cooperação com a Abin não era possível porque o processo corria em segredo de Justiça. O diretor de Inteligência lembrou que, a partir de abril, a operação foi deslocada para a diretoria de Combate ao Crime Organizado, fora de sua alçada.

O diretor de Inteligência explicou que a operação foi conduzida até abril dentro de sua área a pedido do ex-diretor de Inteligência Renato Porciúncula e do ex-diretor-geral da Polícia Federal Paulo Lacerda. Lorenz destacou que a Diretoria de Inteligência não comanda mais operações por orientação do atual diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa.

O pedido formal de ajuda da Abin nunca chegou à cúpula da Polícia Federal, mas mesmo assim 52 servidores da agência auxiliaram Protógenes durante a operação, segundo dados da Abin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]