
A eleição do novo presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Curitiba causou um estranhamento entre o vereador José Carlos Chicarelli (PSDC, foto) e o líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT). Sem chegar a um acordo, Chicarelli e Pedro Paulo disputaram a presidência da comissão no voto. O petista acabou vencendo, com três dos cinco votos dos integrantes da comissão. O resultado não agradou nem um pouco ao vereador novato, que, em nota, classificou como preocupante a indicação de Pedro Paulo para a presidência da Comissão de Saúde, uma vez que o petista acumulará o cargo com o de líder do prefeito. "Tem vereador que quer ser o papa tudo do parlamento. Felizmente não tenho cargos para ficar submisso a compromissos e a desejos de ninguém", disparou Chicarelli. Pedro Paulo, por sua vez, disse que as críticas do colega são fruto da insatisfação por ter perdido a eleição para a presidência da comissão. "Digo apenas que, para falar isso de mim, é porque ele não conhece a minha história", respondeu o petista.
Aliás...
Pedro Paulo parece ter desistido de disputar a presidência da Comissão Especial da Copa, que teve sua criação aprovada ontem pelos vereadores. O petista, que até o início da semana demonstrava interesse em presidir a comissão cargo que também é desejado pelos vereadores Valdemir Soares (PRB) e Paulo Rink (PPS) , ontem falava em procurar o melhor nome para dar continuidade aos trabalhos feitos pela comissão na legislatura passada.
Comissões
Além da presidência da Comissão de Saúde da Câmara de Curitiba, ontem também foram definidos os líderes das comissões de Urbanismo e Obras Públicas, Educação e Turismo e de Participação Legislativa. O vereador Jonny Stica (PT) ficará na presidência da Comissão de Urbanismo, Mauro Ignácio (PSB) vai para o comando da Comissão de Educação e Aldemir Manfron (PP) presidirá a Comissão de Participação Legislativa.
Presença 1
Partidos de oposição divulgaram nota de repúdio à participação do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Averláiz, em um ato de apoio do PT ao ex-ministro José Dirceu. Na ocasião, Dirceu voltou a fazer críticas ao STF, que o condenou no ano passado no julgamento do mensalão.
Presença 2
Mesmo sem o chanceler venezuelano ter discursado durante o evento, na avaliação dos oposicionistas, só a participação do embaixador no ato "afronta a soberania do Brasil". Em nota, PPS, PSDB e DEM afirmam que pedirão que o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, preste esclarecimentos..
Centrais
As centrais sindicais organizam uma marcha a Brasília para entregar para a presidente Dilma Rousseff uma ampla pauta de reivindicações que inclui desde a redução da jornada de trabalho, passando pelo fator previdenciário, até mais recursos para a educação. Segundo presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, Dilma teria se comprometido a dar início às negociações dos pedidos dos sindicalistas. O encontro será em 6 de março, dia da marcha, e a ideia é anunciar o resultado das negociações no Dia do Trabalho, em 1º de maio.
Ouvidor
O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) foi escolhido para ser o novo ouvidor-geral da Câmara Federal e chefiará a Ouvidoria Parlamentar. O órgão tem, entre suas principais atribuições, a de receber e encaminhar as demandas formuladas pelo público externo.
Pinga-fogo
"Sou um funcionário dedicado."
Marco Antônio Raupp (foto 2), ministro da Ciência e Tecnologia, ao dizer que não sabe de onde surgem as especulações de que ele seria demitido do ministério. O PMDB está de olho na pasta, que seria ocupada pelo deputado federal Gabriel Chalita (SP).




