Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Órgão de fiscalização

Disputa pelo TC opõe famílias tradicionais da política do PR

Gazeta do Povo traz comparativo político entre os dois principais concorrentes ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas

 |

Responsável por fiscalizar os gastos do governo do Paraná, das 399 prefeituras paranaenses, das câmaras municipais e da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado (TC) terá um novo conselheiro nas próximas semanas. Recém-aposentado compulsoriamente por ter completado 70 anos, Hermas Brandão deve dar lugar a um deputado estadual: Fabio Camargo (PTB) ou Plauto Miró (DEM).

INFOGRÁFICO: Veja a comparação entre Fábio Camargo e Paulo Miró

Adversários momentaneamente, os dois parlamentares têm semelhanças políticas, a começar pelo fato de que a ligação das duas famílias com a política paranaense tem mais de dois séculos em diferentes cargos públicos ocupados desde então. Além disso, ambos iniciaram cedo a trajetória parlamentar, na casa dos 25 anos, e o vencedor também chegará "jovem" ao posto de conselheiro – cargo que ocupará até os 70 anos.

Outra característica que os une é que tanto o petebista quanto o democrata podem ser considerados parlamentares governistas. Prova disso é que o governador Beto Richa (PSDB), cujas contas um dos dois terá de fiscalizar, fez doações à campanha de ambos em 2010.

Para comparar o perfil e o histórico parlamentar dos dois candidatos, a Gazeta do Povo elencou uma série de itens, desde a posição de cada um em relação a temas polêmicos ao patrimônio declarado à Justiça Eleitoral.

Prazo

O presidente do TC, Artagão de Mattos Leão, informou ontem que a Assembleia deve ser comunicada da abertura da vaga do conselheiro Hermas Brandão em cerca de dez dias. Após a comunicação oficial do TC, a Assembleia deve abrir prazo para a inscrição dos candidatos. Posteriormente, irá sabatinar cada um deles, para só então promover a escolha do novo conselheiro.

Colaboraram Anderson Gonçalves, Mauri König e Diego Ribeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.