Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Impasse

Disputa por cargos no comando do Senado racha PSDB, que briga com Renan

Desentendimento começou quando tucanos apoiaram a candidatura de Luiz Henrique à presidência da Casa. Impasse vem travando a escolha dos integrantes da Mesa Diretora

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) | Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

A disputa por cargos no comando do Senado provocou uma briga interna entre senadores do PSDB, que travam nos bastidores um embate com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O impasse vem travando a escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Senado, que vão permanecer nos cargos de chefia da Casa Legislativa nos próximos dois anos. A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários.

O racha teve início quando o PSDB decidiu apoiar publicamente a candidatura de Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), adversário de Renan, para presidir o Senado.

Irritado com a postura da sigla, o presidente da Casa pediu que o partido indicasse a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) para um dos cargos da Mesa. O PSDB, porém, insiste que o cargo seja ocupado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que tem apoio da maioria dos tucanos.

Por ser a terceira maior bancada da Casa, o PSDB tem direito a ocupar a primeira-secretaria do Senado, cargo visado por ser uma espécie de "prefeitura" da instituição. Cabe ao primeiro-secretário resolver todas as questões administrativas do Senado, assim como manejar os principais funcionários da Casa.

Renan falou com Lúcia Vânia e fez o convite para o cargo, mesmo com a disposição do PSDB em indicar Bauer. Depois de sucessivas conversas, o PSDB forçou a senadora a desistir da vaga em prol do colega de partido.

Publicamente, o presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), disse que Lúcia Vânia atendeu a um "apelo pessoal" do partido e deixou a vaga para Bauer. Antes de ser forçada pelo partido a desistir, a senadora cogitou disputar no plenário a vaga com o colega de sigla, o que irritou o comando do PSDB.

Em um recado a Renan, Aécio disse que recomendou a Bauer para agir na Mesa Diretora do Senado em defesa da "independência" da instituição frente ao Palácio do Planalto. "Espero que nesse mandato o senador Renan seja mais presidente do Senado e menos aliado do Planalto", atacou Aécio.

Renan, por sua vez, disse que a disputa por cargos na Mesa Diretora foi provocada pela candidatura de Luiz Henrique. O peemedebista disputou o cargo sem o apoio oficial do partido, que apoiou a reeleição de Renan.

"A dificuldade é que há uma pulverização de candidaturas para todos os cargos, estimuladas pela tentativa da quebra da proporcionalidade [do tamanho dos partidos]", disse Renan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.