Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lista

Do Avião ao Viagra, quem é quem na planilha de pagamentos da Odebrecht

Políticos tinham apelidos nas planilhas apreendidas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato

Deputada federal Manuela D’Ávila é o Avião na planilha da Odebrecht,. | Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Deputada federal Manuela D’Ávila é o Avião na planilha da Odebrecht,. (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

As planilhas de pagamentos da Odebrecht a cerca de 200 políticos encontradas pela Polícia Federal e que vieram a público nesta quarta-feira (23) trazem “codinomes” curiosos para alguns dos envolvidos.

Os documentos, apreendidos em um endereço do executivo da empreiteira Benedicto Barbosa Júnior na 23ª fase da Lava Jato, em fevereiro, trazem dados de repasses que os investigadores apuram se foram doação eleitoral ou propina, em uma espécie de contabilidade paralela da empresa.

As planilhas trazem, em alguns casos, além do nome dos políticos – e seu cargo, cidade, partido e empresa de origem do repasse –, um campo de “codinomes”.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por exemplo, tem o apelido de “Caranguejo” nos documentos. Nesta quarta, ao comentar as listas, ele riu e disse que desconhecia a origem do apelido. Não sei o que quiseram dizer com isso, quem apelidou é quem tem que dizer”, afirmou.

Veja abaixo uma lista de políticos e seus apelidos na planilha da Odebrecht:

José Sarney, o Escritor

Ex-senador e ex-presidente (PMDB-AP)

Renan Calheiros, o Atleta

Presidente do Senado (PMDB-AL)

Eduardo Paes, o Nervosinho

Prefeito do Rio de Janeiro (PMDB-RJ)

Eduardo Cunha, o Caranguejo

Presidente da Câmara (PMDB-RJ)

Humberto Costa, o Drácula

Senador (PT-PE)

Lindbergh Farias, o Lindinho

Senador (PT-RJ)

Jacques Wagner, o Passivo

Secretário da Presidência (PT-BA)

Manuela D’Ávila, o Avião

Deputada federal (PCdoB-RS)

Sergio Cabral, o Proximos

Ex-governador do Rio de Janeiro (PMDB-RJ)

Romero Jucá, o Cacique

Senador (PMDB-RR)

Jarbas Vasconcelos Filho, o Viagra

Deputado federal (PMDB-PE)

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.