Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco

Duas mulheres morrem em clínica após lipoaspiração

Mortes ocorreram em intervalo de oito dias em Governador Valadares. Conselho Regional de Medicina deve intimar responsável pelas pacientes

O Conselho Regional de Medicina (CRM) de Governador Valadares (MG) vai investigar a morte de duas mulheres que se submeteram a cirurgias de lipoaspiração em uma mesma clínica. Os dois óbitos foram registrados em oito dias.

Há suspeita de que um mesmo médico realizou as duas operações. A técnica em patologia Claudia Aparecida Alves, de 42 anos, morreu no dia 18 de maio. Já a dona-de-casa Daniele Siman, de 29 anos, faleceu no último sábado (26).

Segundo o advogado da família de Daniele, Edson Neves, a dona-de-casa passou pela operação na terça-feira (22). Na quinta-feira (24), ela teve ânsia e taquicardia, foi medicada e melhorou. No sábado, ela teve novo mal-estar, mas não resistiu.

Neves informa que a causa da morte foi embolia pulmonar. Ele diz que a família não registrou boletim de ocorrência pois não há comprovação de que houve erro médico. "A clínica prestou a assistência necessária", comenta. "Vamos esperar o resultado da apuração do CRM para ver se será preciso tomar providência."

O médico Márcio Rezende, delegado do CRM em Governador Valadares, diz que o órgão vai abrir sindicância para apurar as circuntâncias das mortes de Daniele e Claudia. "Temos que saber se houve erro médico ou foram situações que não podiam ser controladas", afirma. "Já mandei intimar o médico para que ele preste esclarecimentos e envie os documentos sobre as duas pacientes."

O G1 procurou pelos responsáveis pela clínica, mas ninguém foi localizado.

Orientação

Rezende, do CRM, lembra que a lipoaspiração apresenta riscos, como qualquer outra cirurgia. "O Conselho Federal de Medicina orienta o paciente a solicitar ao médico um termo de esclarecimento com todas as informações sobre a operação a que ele vai se submeter. O profissional tem obrigação de deixar tudo claro", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.