Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Eficiência é isso aí

A oposição ironiza a agilidade da PF em concluir, bem na véspera do depoimento de Márcio Thomaz Bastos à Câmara, que o ministro da Justiça passou ao largo do "caseirogate".

Quebra-cabeça – O foco dos questionamentos a Thomaz Bastos hoje serão as incongruências entre as declarações do ministro e os depoimentos de seus assessores Daniel Goldberg e Cláudio Alencar à PF. A assessoria pefelista trabalhava ontem a todo vapor em busca de furos nas versões. Versão hard – O PSDB trocou Ronaldo Cunha Lima (PB) pelo mais combativo Gustavo Fruet (PR) na Comissão de Constituição e Justiça. Tudo para evitar um passeio de Thomaz Bastos hoje. Perdas e danos – Em fase de tomar bola nas costas, PSDB e PFL trocam acusações. Tucanos acham que pefelistas pouparam o ministro da Justiça. Pefelistas dizem que a sigla aliada cochilou na aprovação da emenda que proíbe imagens externas na propaganda de tevê. Escorregadios 1 – Não é apenas Roberto Teixeira, compadre de Lula, que dribla o Congresso. Antoninho Trevisan acaba de ser chamado pela terceira vez à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. Escorregadios 2 – Trevisan deveria explicar sua participação na compra de parte da Gamecorp, de Fábio Luís Lula da Silva, pela Telemar. Das outras duas vezes, o amigo-empresário alegou "compromissos anteriormente assumidos".

Antecedentes – Um pefelista sugeriu a Rodrigo Maia exigir papel assinado pelo ministro das Relações Institucionais antes de selar o acordo que permitiu votar o Orçamento. "Assinatura do Tarso Genro? Só com perícia". O líder se referia à fraude na representação contra Onyx Lorenzoni.

Portas abertas – Hugo Chávez será o primeiro chefe de governo estrangeiro a visitar o Alvorada reformado. Hoje, às 19h, Lula mostra o palácio ao presidente da Venezuela. Saia justa – No meio do encontro no Planalto solicitado pela OAB para informar Lula da decisão de discutir o impeachment, o ex-presidente da entidade Reginaldo de Castro declarou que, em seu entender, a reunião do Conselho Federal da ordem sobre o tema, marcada para dia 8, "não deveria sequer ser instalada". A parte e o todo – Observador da barafunda peemedebista comenta a extemporânea entrada de Itamar Franco no jogo presidencial: "Ele criou um problema para o PMDB esperando que o partido resolva o problema dele em Minas." Trata-se da dificuldade em obter a legenda para disputar o Senado. Time novo – Geraldo Alckmin visitou ontem o presidente do PMDB, Michel Temer. Foi saudado pelo governador licenciado Luiz Henrique (SC), que em 2002 abandonou José Serra para apoiar Lula: "Meu presidente!". Para bom entendedor – De um deputado pefelista sobre o saldo do jantar da bancada do partido com Alckmin: "O champanhe estava ótimo!". Perto do chefe – O secretário paulistano do Planejamento, Francisco Luna, agora despacha no gabinete do vice-prefeito, vazio desde que Gilberto Kassab (PFL) assumiu a cidade. Amigo de José Serra, Luna tornou-se peça-chave da gestão após a saída do tucano. Eu? Imagina... – José Dirceu nega estar operando a favor da Ocean Air, interessada no desfecho do caso Varig.

TIROTEIO

* Do senador Demóstenes Torres (PFL-GO) sobre a José Dirceu & Associados, suposta pagadora do jatinho que levou o ex-ministro ao encontro de Itamar Franco em Juiz de Fora:

– Sabemos bem quem são os "associados": eles formam a quadrilha denunciada pelo procurador-geral da República. A empresa deveria se chamar "José Dirceu & Comparsas".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.