Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça Eleitoral

Eleição em dez cidades do PR está ameaçada

Concorrentes que venceram a disputa em seus municípios dependem de decisão da Justiça Eleitoral para assumir cargos

Veja as cidades que podem ter o resultado das eleições alterado |
Veja as cidades que podem ter o resultado das eleições alterado (Foto: )

Dez prefeituras paranaenses podem ter o resultado das eleições alterado. Políticos de nove cidades recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter as cassações que sofreram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se o TSE reconsiderar e conceder as candidaturas, eles poderão assumir o cargo de prefeito, pois tiveram mais votos que os demais concorrentes. O mais votado em Almirante Tamandaré foi Vilson Goinski (PMDB) e o processo ainda está no TRE.

Dos 39 políticos que tiveram suas candidaturas à prefeito suspensas pelo TRE, e que estão recorrendo ao TSE, nove foram os mais votados em seus municípios. Três candidatos já tiveram parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral recomendando que seja mantida a cassação: Albanor Gomes (PSDB), de Araucária; José Pontarolo (PSDB), de Imbituva; e Cláudio Revelino (PR), de Joaquim Távora.

Votos nulos

Os concorrentes que tiveram suas candidaturas cassadas no TRE acabaram contribuindo no aumento do número de votos nulos na eleição paranaense. Dos 381.684 votos nulos, 145.123 foram dados a políticos impugnados. Nas eleições de 2004, os votos nulos chegaram a 256.253. Esse aumento ocorreu porque os julgamentos não ocorreram antes da eleição e os nomes dos cassados não foram retirados das urnas, sendo anulados. O número de votos nulos pode mudar, caso o TSE reverta as impugnações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.