• Carregando...
No Clube Curitibano, novo local de votação para muitos eleitores da região do Água Verde, não havia listas com os nomes dos votantes por seção | Antônio More/Gazeta do Povo
No Clube Curitibano, novo local de votação para muitos eleitores da região do Água Verde, não havia listas com os nomes dos votantes por seção| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Os ponteiros começaram a rodar e, desde as 8 horas deste domingo (2), os 7.869.450 eleitores de todo o Paraná já podem se dirigir às urnas para escolher seus representantes municipais. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o meio-dia,134 das 26.524 urnas eletrônicas instaladas tiveram de ser substituídas por causa de problemas técnicos. Todos os equipamentos que apresentaram falhas foram trocados e, por isso, não foi necessário estabelecer a votação em papel.

O TRE informou que nenhum outro problema de grande impacto, como confusões, havia sido reportado até o mesmo horário. O órgão disse que alguns locais podem apresentar maior tempo de espera e filas mais longas, mas, de maneira geral, o processo “está fluindo bem”. A reportagem da Gazeta do Povo registrou alguns transtornos pontuais na capital.

Tudo o que você precisa saber sobre as eleições 2016 (e não sabia onde encontrar)

Leia a matéria completa

Troca de seção e fila na biometria

Na região do Água Verde, a alteração dos locais de votação causou confusão entre os eleitores que foram votar no Clube Curitibano. Sem as antigas listas com o nome dos eleitores e o número das seções, quem não sabia o número correto da sua seção teve que se virar para buscar a informação na internet.

Na Escola Municipal Guilherme Butler, no Hauer, houve registro de fila e lentidão por causa da biometria – tal como em 2014. Eleitores comentam que a lentidão ocorre por causa do grande número de idosos que votam no início da manhã e que, muitas vezes, têm problema com os equipamentos eletrônicos e com o sistema de biometria.

No Colégio Estadual Amâncio Moro, no bairro Jardim Social, o movimento está bem intenso. Não há problemas com as urnas, mas como muitos eleitores deixaram para votar por volta das 10h, há formação de filas e a espera ultrapassa 10 minutos.

No local, também há “movimento intenso de cachorros” que acompanham seus tutores nos locais de votação. Contudo, os s animais não chegam a entrar nas cabines e esperam do lado de fora.

Veja dados das eleições no Paraná

Leia mais notícias sobre as eleições 2016

A reportagem da Gazeta do Povo constatou também que o rigor da legislação não foi respeitado nas ruas. Desde a madrugada, diversos veículos foram flagrados espalhando santinhos nas áreas próximas a zonas eleitorais. A derrama é condenada pela legislação eleitoral vigente com pena de multa de até R$ 8 mil e pena de detenção de seis meses a um ano.

Por outro lado, desde a madrugada diversos voluntários do movimento Primavera Cidadã estão nas ruas para limpar os santinhos derramados na frente dos colégios eleitorais por candidatos a prefeito e vereador. Os voluntários limparam o Colégio Estadual do Paraná, Colégio Rio Branco, Bom Jesus-FAE e Colégio Tiradentes. Os trabalhos continuam em demais colégios durante a manhã.

No pleito deste domingo, cidadãos aptos a votar elegem vereadores e prefeito. Caso haja segundo turno, eleitores voltam para as zonas eleitorais no próximo dia 30 de outubro. A votação segue até as 17h.

Detenções

Em Curitiba, a Polícia Militar havia registrado, até as 11h30, três detenções relativas a crime eleitoral. Por volta das 7h30, dois homens foram flagrados espalhando santinhos de candidatos pela rua, na Cidade Industrial de Curitiba. Uma hora depois, no bairro Xaxim, outro homem foi detido pela PM pela prática de boca de urna.

Nos dois casos, os suspeitos foram encaminhados ao Fórum Eleitoral, no TRE. Um juiz fica responsável por avaliar os casos separadamente e decidir a pena para cada um deles.

Transporte em Curitiba

Para atender a demanda de tráfego para os principais locais de votação, a Urbs programa um esquema especial para a circulação de ônibus em Curitiba neste dia de eleições.

Três linhas que costumam não funcionar no primeiro dia da semana serão utilizadas: Campina do Siqueira/Batel – que sai do Terminal Campina do Siqueira e vai até a Rua Benjamim Lins, perto do Shopping Crystal –, Universidade Positivo – sai do Terminal Campo Comprido e vai até o ponto fora da universidade – e Universidade Tuiuti – sai do Terminal Campina do Siqueira e vai até o Campus Barigui.

Os horários da programação especial variam de acordo com as três linhas. A Campina do Siqueira/Batel terá seu primeiro ônibus no terminal às 6h38 e o último às 18h40. Já a linha da Universidade Positivo começa no Terminal Campo Comprido às 6h30 e termina às 18h30. Na Tuiuti o serviço começa no Terminal Campina do Siqueira às 6h30 e vai até 18h36.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]