• Carregando...

Carlos Alberto Richa, 43 anos, será o prefeito de Curitiba por mais quatro anos. Depois de uma campanha eleitoral sem sobressaltos, onde se manteve praticamente com 70% das intenções de voto em todas as pesquisas realizadas, Beto Richa (PSDB) foi reeleito com 77% dos votos. Quase uma aclamação eleitoral, dada a diferença em relação aos outros candidatos.

O resultado da eleição faz com que companheiros de partido e até mesmo os adversários coloquem Beto Richa como forte candidato para disputar o governo do estado em 2010. Durante a campanha, Richa não descartou essa possibilidade.

Esse será o segundo mandato de Beto Richa como prefeito em Curitiba, eleito pela primeira vez em 2004, com 494.440 mil votos.

Campanha tranqüila

O período de campanha eleitoral foi relativamente calmo para Beto Richa. Contando com um elevado índice de aprovação e com baixo índice de rejeição, o prefeito passou "blindado" pelos ataques dos adversários. A denúncia mais grave acabou sendo arquivada, sem que nada fosse comprovado contra Beto Richa. Segundo os adversários, teriam sido usados três funcionários fantasmas no gabinete de Richa quando ele era deputado estadual, entre 1995 e 2000. No entanto, a investigação sobre a denúncia acabou sendo anulada.

A situação não abalou a popularidade de Beto Richa. Cercado por uma coligação formada por 11 partidos (Curitiba – O Trabalho Continua - PSDB, PP, PSL, PDT, DEM, PSB, PPS, PR, PSDC, PRP e PTN), Beto Richa passou como um "rolo compressor" sobre os outros sete candidatos.

Durante os debates televisivos, dos quais participou, Beto também passou incólume dos ataques. O máximo que conseguiram foi deixarem o prefeito nervoso com algumas perguntas, como sobre os gastos com publicidade durante a gestão anterior e a falta de vagas em creches de Curitiba.

Sobre a possibilidade do prefeito deixar o cargo para disputar as eleições a governador, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Beto Richa disse que não pensa nisso, mas não assumiu nenhum compromisso para 2010. Isso deixa brecha para interpretações sobre o futuro político do tucano.

Promessas

Entre as promessas que assumiu durante a campanha para o segundo mandato, Beto Richa afirmou que as obras do metrô vão começar em 2010. Na área do transporte coletivo, o prefeito prometeu que vai implantar o ônibus "Ligeirão" no eixo Norte-Sul. As canaletas do expresso Pinheirinho – Santa Cândida serão alargadas para a implantação do Ligeirão. Essa medida irá permitir a ultrapassagem dos veículos e a implantação de uma linha direta.

As canaletas do expresso Capão da Imbuia ao Centro também serão alargadas. Outra medida será a modernização dos semáforos, que vão priorizar as linhas expressas. Reformas nos terminais também estão entre as promessas de Beto Richa para o transporte coletivo.

Na área de segurança, Beto Richa afirmou que irá contratar 500 guardas municipais e instalar Centrais de Monitoramento por câmeras de vídeos nas nove administrações regionais de Curitiba. Também foi prevista a implantação do policiamento comunitário pela Guarda Municipal. Beto Richa afirmou que vai comprar mais 52 veículos para a guarda e serão construídos mais módulos policiais.

Implantar três novos centros culturais nas regionais CIC, Bairro Novo e Matriz são algumas das promessas que Beto Richa fez para a área de cultura. O prefeito também pretende inaugurar mais 10 casas de leitura, nas nove regionais da cidade.

Bastante criticada durante a campanha eleitoral pelos seus adversários, a área da saúde foi elencada como uma das prioridades da segunda gestão de Beto Richa. Entre as propostas estão a construção do Hospital da Mulher e do Centro Especializado do Homem Curitiba. Também há previsão para a implantação do Disque-Saúde, que será uma central de agendamento de consultas por telefone. No plano de governo 2009-2012, Beto Richa também afirma que serão reformadas e ampliadas as 25 unidades de saúde da cidade e outras serão construídas.

O prefeito também pretende entregar as obras do Hospital do Idoso e do Centro Municipal de Urgências Médicas Boa Vista. A Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, também ganhará um Centro de Urgências e todas as unidades de saúde básica terão pronto atendimento. Segundo a assessoria de imprensa de Beto Richa, o Centro de Urgências é um mini-hospital, com pronto atendimento infantil.

O que não foi cumprido ainda

Assim como fez nesta campanha eleitoral, Beto Richa assumiu várias promessas em 2004, quando disputou a prefeitura de Curitiba pela primeira vez. Algumas obras, porém, ainda não foram entregues. De acordo com um levantamento feito pelo jornal Gazeta do Povo, Beto Richa cumpriu 71 das 177 promessas que fez durante a campanha de 2004. Outros 63 dos compromissos foram cumpridos parcialmente e 43 itens não foram executados.

A metodologia usada pelo jornal foi considerar apenas as promessas feitas durante os meses da disputa eleitoral e que foram publicadas pelo jornal em 1.º de novembro de 2004, depois que Richa sagrou-se vencedor, no segundo turno das eleições. Das nove promessas feitas por Richa em 2004 para solucionar o problema dos congestionamentos, apenas três podem ser consideradas como cumpridas: criar diversos eixos binários, reavaliar o sistema de radares e implantar semáforos e sinalização para pedestres. Um entrave para executar as promessas foi a dificuldade para obter financiamentos com organismos internacionais.

Além disso, o prefeito se viu envolvido em desavenças com o governador Roberto Requião (PMDB), que motivaram o fim do repasse de verbas do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) à Prefeitura de Curitiba e, conseqüentemente, atrasos em obras viárias. Também não ocorreu a tão esperada expansão do transporte público, que, além de prejudicar o trânsito de Curitiba, dificulta a integração com os municípios da região metropolitana.

A assessoria do prefeito contesta o levantamento da Gazeta e afirma que, entre 2005 a 2008, Beto Richa cumpriu 90% dos compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2004.

Perfil

Beto nasceu Londrina (Norte), mas passou parte da infância em Brasília, onde o pai José Richa exercia mandato de deputado federal. A família de Beto mudou-se para Curitiba quando José Richa foi eleito governador, em 1982.

Foi também em Curitiba que se casou com Fernanda Bernardi Vieira, em 27 de junho de 1985. Eles se conheceram em Guaratuba, litoral paranaense, na temporada 1984/1985. O casal tem três filhos: Marcello, 22 anos, André, 18, e Rodrigo, 13. Beto Richa entrou na política em 1994, seguindo os passos do pai. Neste mesmo ano, foi eleito deputado estadual com 22 mil votos pelo PSDB. Quatro anos mais tarde, foi eleito novamente deputado, desta vez com o dobro dos votos e pelo PTB. Foi autor da lei que garantiu indenizações às famílias de ex-presos políticos.

Beto integrou as Comissões Permanentes da Assembléia; foi vice-presidente da Comissão de Finanças e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e de Direitos Humanos e da Cidadania; foi suplente das Comissões de Turismo e Saúde Pública. Foi vice-prefeito na gestão de Cassio Taniguchi (2001-2004). No primeiro ano de mandato assumiu a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

De volta ao PSDB, disputou o Governo do Estado em 2002 na coligação com PFL, PSL e PAN. Obteve 888.796 votos, mas não passou para o segundo turno. No ano seguinte, reassumiu a vice-prefeitura de Curitiba. Em 2004, aos 39 anos, Beto foi eleito prefeito de Curitiba. Ele é formado em Engenharia Civil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]